Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8318
Título: | Suporte social no apoio à prática de atividade física na adolescência: uma pesquisa de revisão integrativa |
Título(s) alternativo(s): | Social support in supporting the practice of physical activity in adolescence: an integrative review research |
Autor(es): | COSTA, Gabriel Aguiar Bezerra |
Palavras-chave: | Apoio; Social; Atividade; Física; Adolescência Social; Support. Physical; Activity; Adolescence |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | RESUMO: Este estudo investiga a importância do apoio social no incentivo à prática de atividade física entre adolescentes de 12 a 21 anos, o modelo de estudo escolhido foi a revisão bibliográfica, baseada no método PRISMA e na análise de conteúdo de Bardin. Foram revisadas pesquisas de 2018 a 2024, abordando o apoio de pais, amigos e professores. Os resultados demonstram que o suporte social gera um impacto significativo na atividade física dos jovens, variando conforme a fonte de apoio e o gênero de quem recebe. A pesquisa destaca a influência positiva dos pais ativos, sugere que investigações futuras explorem métodos qualitativos e o uso de tecnologias digitais para promover um ambiente social favorável à atividade física. |
Descrição: | ABSTRACT: This study investigates the importance of social support in encouraging physical activity among adolescents aged 12 to 21. The chosen study model was a literature review based on the PRISMA method and Bardin's content analysis. Research from 2018 to 2024 was reviewed, addressing the support from parents, friends, and teachers. The results demonstrate that social support has a significant impact on the physical activity of young people, varying according to the source of support and the gender of the recipient. The research highlights the positive influence of active parents and suggests that future investigations explore qualitative methods and the use of digital technologies to promote a social environment conducive to physical activity. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8318 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriel_Aguiar_Bezerra_Costa.pdf | TCC de Graduação | 679,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.