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http://hdl.handle.net/123456789/8320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | CRUZ, Jorge Wellington Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T14:11:40Z | - |
dc.date.available | 2024-11-06T14:11:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8320 | - |
dc.description | This monographic work, entitled “The contributions of playfulness in early childhood education”, has the general objective of understanding the importance of playfulness as a teaching methodology for learning in early childhood education. The specific objectives, in turn, intend to: discuss the importance of motor skills in the early years of childhood; analyze the significance of psychomotor skills for the process of child development, in the early stages of learning; and identify the challenges and contributions of playfulness in the teaching and learning process in early childhood education. The choice of this theme arises from the interest in better understanding this subject that is so significant for today's society. Based on what has been presented, this literary review research of an exploratory descriptive nature searched the databases of the Google Scholar and Scielo websites for materials that addressed the initial proposed theme and its established objectives. For theoretical basis, a brief reflection was made on the relationship between motor skills and psychomotor education, within the context of playfulness in early childhood education. It was also based on documents and legislative texts such as: DCNEI - National Curricular Guidelines for Early Childhood Education and BNCC - National Common Curricular Base, and other laws that support this stage of education. The results were presented in just one section, showing that motor development in early childhood (which is present from the first months of life) is fundamental for the development of the individual's learning, contributing greatly to the control of one's own body, and despite the challenges, playfulness constitutes an important means of child learning. Therefore, it is concluded that educational institutions play an important role in the development of children, and it is possible to improve playfulness in early childhood education, the educator only needs to develop better strategies that can be applied in the classroom. These practices, when developed, need to be based on the aim of providing an organized, adequate and planned environment, in this sense, child development occurs appropriately and spontaneously for the age group of each student. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de natureza monográfica intitulado “as contribuições de jogos e brincadeiras na educação infantil”, tem como objetivo geral compreender a importância do lúdico como metodologia de ensino para aprendizagem na educação infantil. Os objetivos específicos por sua vez, pretendem: discutir a respeito da importância da motricidade nos primeiros anos da infância; analisar a significância da psicomotricidade para o processo de desenvolvimento infantil, nas primeiras fases de aprendizagem; e identificar os desafios e as contribuições da brincadeiras e jogos no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. A escolha desse tema nasce do interesse em melhor compreender este assunto tão significativo para a sociedade atual. Mediante ao que fora apresentado, esta pesquisa de revisão literária de caráter exploratório descritivo, buscou nas bases de dados do site Google Acadêmico e Scielo, por materiais que abordassem a temática inicial proposta e os seus objetivos estabelecidos. Para fundamentação teórica foi realizada uma breve reflexão sobre a relação entre motricidade e educação psicomotora, dentro do contexto lúdico na educação infantil. Pautou-se ainda em documentos e textos legislativos tais como: DCNEI- Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e BNCC - Base Nacional Comum Curricular, e demais leis que respaldam essa etapa de educação. Os resultados foram apresentados em apenas uma única seção, mostrando que o desenvolvimento motor na primeira infância (que está presente desde os primeiros meses de vida), é fundamental para o desenvolvimento das aprendizagens do sujeito, contribuindo fortemente para o domínio do próprio corpo, e apesar dos desafios, a brincadeiras e jogos constitui-se um importante meio de aprendizagem infantil. Portanto, conclui-se que as instituições de ensino exercem um importante papel no desenvolvimento da criança, e é possível trabalhar melhor o lúdico na educação infantil, basta o educador elaborar melhores estratégias que possam ser aplicadas em sala de aula. Essas práticas, ao serem elaboradas, precisam ser fundamentadas com o intuito de proporcionar um ambiente organizado, adequado e planejado, nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorra adequadamente e de forma espontânea a faixa etária de cada aluno. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Lúdico; | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil; | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Playfulness; | pt_BR |
dc.subject | Child development; | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.title | As contribuições de jogos e brincadeiras na educação infantil: Uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The contributions of games and play in early childhood education: A narrative review | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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