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http://hdl.handle.net/123456789/8321
Título: | PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA BNCC E A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | ADVENTURE BODY PRACTICES IN THE BNCC AND THE PERFORMANCE OF ELEMENTARY EDUCATION TEACHERS |
Autor(es): | CORDEIRO FILHO, Júlio César |
Palavras-chave: | Educação Física; Conteúdos; Práticas Corporais Physical Education; Curriculum; Body Practices; Adventure |
Data do documento: | 23-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Estudo das práticas corporais de aventura a partir da Base nacional Comum Curricular e a relação da atuação de professores de Educação Física no Ensino Fundamental. O objetivo do estudo foi estudar as práticas corporais de aventura enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental a luz da BNCC. Os objetivos específicos foram: levantar a evolução do estudo das práticas corporais de aventura nos documentos oficiais do país que culminaram com a entrada desse conteúdo na BNCC; Identificar as dificuldades de professores de Educação Física em operacionalizar as práticas corporais no rol de conteúdos da Educação Física escolar. A metodologia envolveu uma pesquisa documental a fim de levantar os indícios da construção da documental que culminou com a entrada desse conteúdo na BNCC. Os capítulos do estudo inicialmente buscaram refletir sobre as práticas corporais enquanto conteúdo para a área da Educação Física. Posteriormente estudou-se a evolução, classificação e caracterização das atividades e aventura na natureza. Em outro seguinte levanta-se como ocorreu a organização da produção científica, levanta-se a legislação sobre o tema, e traz-se os programas governamentais de incentivo as atividades e aventura na natureza. Por fim, discute- se as práticas corporais no âmbito de aplicação da escola a partir da Base Nacional Comum Curricular. |
Descrição: | This study explores adventure body practices within the framework of the National Common Curricular Base (BNCC) and their relation to the role of Physical Education teachers in Elementary Schools. The primary objective was to examine adventure body practices as content in Physical Education classes at the Elementary School level, as outlined by the BNCC. Specific goals included: reviewing the historical development of adventure body practices in official national documents, which led to their inclusion in the BNCC; and identifying the challenges Physical Education teachers face in implementing these practices as part of the curriculum. The methodology involved documentary research to gather evidence of the processes that culminated in the incorporation of this content into the BNCC. The initial chapters reflect on bodily practices as content within the scope of Physical Education. Subsequently, the evolution, classification, and characterization of adventure activities in nature were analyzed. Another section discusses the organization of scientific literature, relevant legislation, and government programs aimed at promoting adventure activities in nature. The final section examines the application of these bodily practices in schools, as structured by the National Common Curricular Base. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8321 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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JULIO_CESAR_CORDEIRO_FILHO.pdf | TCC de Graduação | 368,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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