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http://hdl.handle.net/123456789/8322
Título: | Educação Física e a Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/17): um estudo sobre a produção científica da última década. (2013 – 2023) |
Título(s) alternativo(s): | Physical Education and the Reform of Secondary Education (Law No. 13,415/17): a study on the scientific production of the last decade. (2013 – 2023) |
Autor(es): | SANTOS, Layene Maria Coelho |
Palavras-chave: | Política educacional; Educação Física; Reforma do Ensino Médio Educational policies; Physical Education; High School Reform |
Data do documento: | 25-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca da Educação Física e a Reforma do Ensino Médio, no período de 2013 a 2023. A pesquisa caracteriza-se como quanti-qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, sendo utilizadas como principais fontes os anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE); Revista Motrivivência; Revista Pensar a Prática; Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Revista Brasileira de Educação Física Escolar; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Plataforma Sucupira. A amostragem, composta por artigos de periódicos, teses, dissertações e resumos expandidos, resultou em 32 (trinta e dois) trabalhos após o afunilamento da busca. Os estudos foram analisados a partir de 7 categorias: classificação dos trabalhos; sexo; ano de publicação; vínculo institucional; região; tipos de pesquisa e temática. Na primeira, constatou-se a predominância de trabalhos do tipo dissertação. Quanto ao sexo, os resultados mostraram que o sexo masculino sobressai ao feminino, apresentando número maior que o dobro. Quanto ao ano, averiguou-se que a produção iniciou somente em 2017, ocorrendo em 2023 o ápice das publicações. As redes federais de ensino demonstraram abrigar o maior número de pesquisadores, correspondendo a 61% dos vínculos institucionais mapeados. A Região Nordeste destacou-se com 34% das publicações. Quanto ao tipo de pesquisa, afirma-se que todas possuem caráter qualitativo, tendo como temática recorrente questões relacionadas à política educacional voltada para Ensino Médio; os aspectos pedagógicos da Educação Física no Novo Ensino Médio, bem como relações com o mundo do trabalho. Conclui-se, portanto que o campo acadêmico tem se preocupado em pesquisar a temática da Educação Física na Reforma do Ensino Médio, apontando um cenário negativo para área. |
Descrição: | The following study aims to systematically review the literature about Physical Education and High School Reform, from 2013 to 2023. The research is characterized as quantitative-qualitative, of the descriptive and exploratory type, using as main sources the proceedings of the Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONBRACE/CONICE), Motrivivência magazine; Pensar a Prática magazine; Educação Física e Esporte Brazilian magazine; Educação Física Escolar Brazilian magazine; Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) and Sucupira Platform. The sample, composed of journal articles, theses, dissertations, and expanded abstracts, resulted in 32 works after search narrowing. The studies were analyzed based on seven categories: works classification, gender, year of publication, institutional affiliation, region, types of search, and theme. In the first, dissertation-type works were predominant. As for gender, the results showed that the male gender outweighs the female gender, presenting a bigger number than the double. As for the year, it found out that the production started in 2017, with the peak of publications in 2023. Federal education networks have been shown to harbor the largest number of researchers, corresponding to 61% of the mapped institutional affiliation. The Northeast Region stood out with 34% of the publications. As for the type of research, it is stated that all of them are qualitative, having recurring themes related to educational policies aimed at High School, the pedagogical aspects of Physical Education in the New High School, and the relations with the world of work. Therefore, it is concluded that the academic field has been concerned with research on Physical Education in High School Reform, pointing to a negative scenario in the area. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8322 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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