Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8325
Título: | Potencialidades dos Jogos e Brincadeiras na área da Educação Infantil, e nas Aulas de Educação Física Escolar. |
Título(s) alternativo(s): | Potential of Games and Play in the area of Early Childhood Education, and in Physical Education Classes at School. |
Autor(es): | SILVA, Mhayanny Nascimento da |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Jogos; Brincadeiras; Ludicidade Early Childhood Education; Games; Pranks; Playfulness |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O vigente trabalho tem como objetivo analisar a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras enquanto ferramenta didática nas aulas de educação física e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica no intuito de compreender a ludicidade na educação infantil durante o processo da aprendizagem inicial. Para referência, foi utilizado as ideias de: Kishimoto (1994), Piaget (2010), Vygotsky (2010), dentre outros teóricos que utilizaram o mesmo tema para desenvolver seus estudos. O trabalho foi desenvolvido através do método de revisão integrativa, realizado a partir dos procedimentos de pesquisa bibliográfica, com leitura de artigos, livros e monografias. Os resultados alcançados evidenciam o uso dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem, pois o brincar é algo natural na primeira infância, assim facilitando a aprendizagem da criança e no seu desenvolvimento motor, cognitivo, social, emocional e afetivo. |
Descrição: | The current work aims to analyze the importance of games, toys and activities as a teaching tool in physical education classes and their contributions to the teaching and learning process of children. To this end, a literature review was carried out in order to understand playfulness in early childhood education during the initial learning process For reference, the ideas of: Kishimoto (1994), Piaget (2010), Vygotsky (2010), among other theorists who used the same theme to develop their studies, were used. The work was developed through the integrative review method, carried out using bibliographical research procedures, with reading articles, books and monographs. The results achieved highlight the use of games, toys and games in the teaching and learning process, as playing is something natural in early childhood, thus facilitating the child's learning and their motor, cognitive, social, emotional and affective development. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8325 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mhayanny_Nascimento_da_Silva.pdf | TCC de Graduação | 400,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.