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http://hdl.handle.net/123456789/8326
Título: | PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS COM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Compartilhando uma experiência em uma escola da rede municipal de São Luís |
Título(s) alternativo(s): | INCLUSIVE PEDAGOGICAL PRACTICES WITH STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: Sharing an experience in a municipal school in São Luís |
Autor(es): | MORAIS, Rafaelle Aires |
Palavras-chave: | Educação Física escolar; Transtorno do Espectro Autista (TEA); Praticas pedagógicas incisivas Physical Education class; Autism Spectrum Disorder (ASD); Inclusive pedagogical practice |
Data do documento: | 25-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas inclusivas na Educação Física Escolar no apoio ao ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em uma escola da Rede Municipal de São Luís-MA. O estudo se caracteriza como uma pesquisa do tipo exploratória, de corte transversal com abordagem qualitativa. Para aprofundamento teórico utilizou-se o Manual Diagnostico e Estatístico de transtornos Mentais – DSM como principal fonte de pesquisa sobre a temática. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de São Luís, na qual foram aplicadas entrevistas semiestruturas como instrumento de coleta de dados. Participaram do estudo dois docentes de Educação Física, um(a) gestor(a) e cinco responsáveis/pais de estudantes com TEA matriculados no ensino fundamental I e II, durante o primeiro semestre de 2024. Para facilitar a compreensão e análise desta pesquisa foi estabelecido três categorias: a primeira relacionada aos docentes, compartilhando experiências para o ensino de estudantes com TEA; a segunda ligada ao apoio da gestão escolar na inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Física escolar; e, por fim, o processo de inclusão dos estudantes com TEA na perspectiva dos responsáveis/pais sobre seus filhos. Os resultados apontaram a carência de informações sobre o TEA por parte dos docentes, gestores e responsáveis; ausência de suporte necessário para o desenvolvimento dos estudantes e barreiras na comunicação entre família e escola. Verificou-se o reconhecimento dos responsáveis/pais aos benefícios da Educação Física no desenvolvimento dos filhos, sendo cognitivo, emocional e social. A fim de ultrapassar tais barreiras no desdobramento da educação inclusiva, estratégias foram apresentadas. Conclui-se que para promover uma educação verdadeiramente inclusiva, em particular da Educação Física escolar, é preciso dedicação e profissionais especializados, apoio/suporte escolar efetivo, participação familiar na vida escolar e politicas publicas eficazes, oportunizando ao estudante com Transtorno do Espectro Autista condições reais de inclusão. |
Descrição: | The aim of this study is to investigate the inclusive pedagogical practice in the Physical Education class, involving Austim Spectrum Disorder (ASD) students, in a local and municipal school in the city of São Luís, state of Maranhão. The research is characterized as being exploratory, cross-sectional, with a qualitative approach. The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) was used as the main theorical frame of reference about the topic. This study was conducted interviews as data collection tool, where two Physical Education teachers, one administrator and five ASD students’ parents or guardians, those enrolled in the elementary school I and II, during the first semester of 2024. To facilitate the understanding and analysis of this study, three categories were stablished: the first one related to the teachers, which share experiences on how to handle the teaching of ASD students. The second, connected to the support of the school’s administration in the process of inclusion of Austim Spectrum Disorder (ASD) students in Physical Education class. Finally, the process of inclusion of ASD students from the perspective of parents and guardians. The results of the research indicate the lack of information about ASD on the teachers, administrators and parents or guardians; the absence of the support required for the students’ progress and development; barriers in what refers to the communication between family and school; the acknowledgment by parents and guardians, of the importance and benefits regarding the Physical Education Class for the cognitive, social and emotional development of the children. In order to overcome the obstacles that are part of the unfolding towards the inclusive education, strategies were presented. In conclusion, to promote a truly inclusive education practice, particularly in the Physical Education Class, dedication and specialized professionals are of extreme importance. As is the effective school’s support, families’ contribution in school’s life and activities and actual public policies, which can make possible for an Austim Spectrum Disorder student to have real conditions of inclusion. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8326 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga |
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