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Título: NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA, ESTRESSE, ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO APÓS O ISOLAMENTO DA COVID-19
Título(s) alternativo(s): PHYSICAL ACTIVITY, STRESS, ANXIETY AND DEPRESSION LEVELS IN HIGH SCHOOL STUDENTS AFTER COVID-19 ISOLATION
Autor(es): FERREIRA, Rodrigo dos Santos
Palavras-chave: Ansiedade;
Depressão;
Estresse;
Atividade Física;
Isolamento;
COVID-19
Data do documento: 25-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho intitulado Níveis de atividade física, estresse, ansiedade e depressão em alunos do ensino médio após o isolamento da COVID-19, tem como objetivo verificar o nível de atividade física e o grau de estresse, ansiedade e depressão nos dias atuais em estudantes do ensino médio após o período de isolamento devido à COVID-19. Trata-se de um estudo transversal, com caráter descritivo cujo os dados são registrados, analisados e classificados utilizando técnicas de coleta de dados. A pesquisa é de abordagem quantitativa, pois mensura em números as informações que foram coletadas. O estudo usou as escolas públicas e particulares da região de São Luís para abordar a pesquisa, com uma amostra de 120 participantes, sendo 86 do sexo feminino e 34 do sexo masculino, com idades variando entre 15 e 18 anos. A pesquisa foi conduzida por meio da plataforma Google Forms, na qual os questionários do IPAQ (Physical Activity Questionnaire) e do DASS-21 (Depression, Anxiety, and Stress Scale) que foram disponibilizados para os participantes preencherem. Os questionários foram apresentados em suas formas completas na plataforma, permitindo que os participantes respondam às perguntas fornecidas. Os resultados do DASS-21 e do questionário IPAQ juntos pintam um quadro complexo da saúde mental e física dos adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Com 44% dos participantes diagnosticados com ansiedade extremamente severa e 28% diagnosticados com níveis variados de depressão, é claro que a pandemia teve um impacto significativo e negativo na saúde mental dos jovens. Em contraste, 41% dos adolescentes foram classificados como fisicamente ativos, o que pode indicar que a atividade física serviu como um mecanismo de enfrentamento para alguns, mas não foi suficiente para mitigar os níveis elevados de ansiedade e depressão observados.
Descrição: This study, titled Levels of physical activity, stress, anxiety, and depression in high school students after COVID-19 isolation, aims to assess the level of physical activity and the degree of stress, anxiety, and depression among high school students in the current times following the period of isolation due to COVID-19. This is a cross-sectional, descriptive study in which data are recorded, analyzed, and classified using data collection techniques. The research follows a quantitative approach, as it measures in numbers the information that was collected. The study involved public and private schools in the region of São Luís, with a sample of 120 participants, 86 female and 34 male, aged between 15 and 18 years. The research was conducted via the Google Forms platform, where the IPAQ (Physical Activity Questionnaire) and the DASS-21 (Depression, Anxiety, and Stress Scale) questionnaires were made available for participants to complete. The questionnaires were presented in their full forms on the platform, allowing participants to answer the provided questions. The results from the DASS-21 and the IPAQ questionnaire together paint a complex picture of the mental and physical health of adolescents during the COVID-19 pandemic. With 44% of participants diagnosed with extremely severe anxiety and 28% diagnosed with varying levels of depression, it is clear that the pandemic had a significant negative impact on the mental health of young people. In contrast, 41% of the adolescents were classified as physically active, which may suggest that physical activity served as a coping mechanism for some, but was not sufficient to mitigate the elevated levels of anxiety and depression observed.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8330
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Educação Física do Campus do Bacanga

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