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Título: Propagação da notícia em Açailândia – MA: um estudo de caso dos usos da rede social instagram pelos meios de comunicação
Título(s) alternativo(s): News propagation in Açailândia – MA: a case study of the uses of the social network Instagram by the media
Autor(es): MACIEL, Maiane Nascimento da Silva
Palavras-chave: mídia local;
instagram;
Açailândia;
local media;
instagram;
Açailândia.
Data do documento: 20-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Esta pesquisa se propõe a analisar a perspectiva dos responsáveis por veículos de comunicação de Açailândia (MA) sobre a utilização do Instagram para a divulgação de conteúdo noticioso em seus respectivos perfis na rede social digital. Também nos interessa identificar características das postagens dos perfis do Instagram das emissoras e mídias selecionadas, investigar suas formas de sustentação financeira e identificar aspectos do conteúdo produzido. O trabalho se justifica pela relevância da mídia local, o crescimento do consumo de notícias pelo Instagram e a lacuna de produções acadêmicas que observem a rede social como espaço de disseminação de conteúdo noticioso em Açailândia (MA). Como metodologia, realizamos pesquisa quantitativa com análise descritiva. Os dados foram coletados por um questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado em novembro de 2023 a profissionais de 12 emissoras de TV, rádio, portais e blogs do município que possuem perfil no Instagram. Os principais resultados indicam que a maioria dos veículos demonstram preocupação em manter seus respectivos perfis do Instagram atualizados, com certa periodicidade nas publicações. Sobre a sustentação financeira, parte dos veículos pode estar propensa a corresponder aos interesses políticos e econômicos de alguns financiadores. Quanto ao conteúdo produzido, os dados apontam para uma possível cobertura muito voltada a relatar ocorrências policiais. Contudo, chamou a atenção que alguns informantes têm o Instagram como principal meio de subsistência, reiterando que a rede social possui relevância no ecossistema midiático do município.__ABSTRACT This research analyzes the perspective of those responsible for news media in Açailândia (MA) on the use of Instagram to disseminate news content on their respective profiles on the digital social network. We are also interested in identifying the characteristics of the posts on the Instagram profiles of the selected news media, investigating their forms of financial support and identifying aspects of the content produced. The research is justified by the relevance of local media, the growth of news consumption on Instagram and the lack of academic productions that look at the social network as a space for disseminating news content in Açailândia (MA). The methodology used was quantitative research with descriptive analysis. We obtained the data for analysis through a questionnaire with open and closed questions, applied in November 2023 to professionals from 12 TV and radio stations, portals and blogs in the municipality that have an Instagram profile. The main results indicate that most of the news media are concerned with keeping their Instagram profiles up to date, with a certain frequency of publication. With regard to financial support, some of the news media may be prone to responding to the political and economic interests of certain funders. As for the content produced, the data points to possible coverage that is very much geared towards reporting on police events. However, it was noteworthy that some informants use Instagram as their main means of livelihood, reiterating that the social network is important in the municipality's media ecosystem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8336
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Imperatriz

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