Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8339
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dc.contributor.authorOLIVEIRA, Bianca da Silva-
dc.date.accessioned2024-11-07T13:37:16Z-
dc.date.available2024-11-07T13:37:16Z-
dc.date.issued2024-10-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8339-
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo objetiva identificar os principais desafios envoltos na educação de surdos, surdocegos e com deficiência auditiva, a partir de um estudo de caso na Escola Estadual Ornilo Jorge – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Grajaú, Maranhão. Como metodologia, a pesquisa classifica-se como exploratória e o procedimento foi o estudo de caso. Realizou-se revisão bibliográfica e pesquisa de campo na sede da APAE local. A técnica para a coleta de dados foi a entrevista aplicada à diretora da APAE e à professora de Libras desta instituição. Os principais desafios encontrados foram: a frequência dos alunos na instituição em relação ao ensino regular, pois a maioria prefere frequentar a APAE à escola regular de ensino, pela falta de acompanhamento específico e ausência de suporte didático e estrutural; deficiência do corpo docente especializado na educação inclusiva no ensino regular; a permanência dos alunos da APAE, pois faltam bastante, dificultando o processo de aprendizagem, ressaltando que a instituição possui poucos recursos; carência e déficit da utilização da Libras em casa, pois os familiares não possuem conhecimento da Libras e usam sinais não convencionais ou mímicas; no bairro onde a APAE fica localizada existem muitas pessoas com esse tipo de deficiência, contudo, não frequentam porque a própria instituição não alcança essas pessoas. Assim, conclui-se que, para superar tais desafios, é essencial investir em educação, tecnologia assistiva e oportunidades para que os indivíduos surdos, surdocegos e com deficiência auditiva possam contribuir de maneira significativa em todos os aspectos da vida social, educacional, cultural e profissional, considerando que a verdadeira inclusão não apenas quebra barreiras, como também fortalece os alicerces de uma sociedade mais equitativa.___ABSTRACT: This study aims to identify the main challenges involved in the education of deaf, deaf-blind and hearing impaired individuals, based on a case study at the Ornilo Jorge State School – APAE (Association of Parents and Friends of the Exceptional of Grajaú, Maranhão). As a methodology, the research is classified as exploratory and the procedure was the case study. A bibliographic review and field research were carried out at the local APAE headquarters. The technique for data collection was the interview applied to the director of APAE and the Libras teacher of this institution. The main challenges encountered were: the attendance of students in the institution in relation to regular education, since most prefer to attend APAE rather than regular school, due to the lack of specific monitoring and absence of didactic and structural support; deficiency of specialized teaching staff in inclusive education in regular education; the permanence of students in the APAE project, since there are many absences, hindering the learning process, highlighting that the institution has few resources; lack and deficit in the use of Libras at home, as family members do not have knowledge of Libras and use unconventional signs or mimes; in the neighborhood where APAE is located, there are many people with this type of disability, however, they do not attend because the institution itself does not reach these people. Thus, we conclude that, to overcome such challenges, it is essential to invest in education, assistive technology and opportunities so that deaf, deafblind and hearing impaired individuals can contribute significantly to all aspects of social, educational, cultural and professional life, considering that true inclusion not only breaks down barriers, but also strengthens the foundations of a more equitable society.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAPAE-Grajaú;pt_BR
dc.subjectdeficiência auditiva;pt_BR
dc.subjecteducação inclusiva;pt_BR
dc.subjecteducação de surdospt_BR
dc.subjectAPAE-Grajaú;pt_BR
dc.subjecthearing impairment;pt_BR
dc.subjectinclusive education;pt_BR
dc.subjecteducation of the deaf.pt_BR
dc.titleO papel da associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE) e os desafios da educação de surdos em Grajaú, Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeThe role of the association of parents and friends of the exceptional (APAE) and the challenges of deaf education in Grajaú, Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Geografia do Campus de Grajaú

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