Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | GARCEZ, Samara Farias | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T14:01:11Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T14:01:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8342 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: A educação inclusiva não aborda somente o receber os alunos com deficiência na escola, mas antecede a compreensão para o acolhimento dos estudantes, independente das suas condições ou especificidades. O presente trabalho teve como objetivo geral: analisar o papel do professor na educação inclusiva e como torná-la real na realidade escolar; e objetivos específicos: a) realizar um estudo sobre a inclusão escolar nos anos finais na cidade São Bernardo-MA, b) conhecer as concepções dos docentes da rede de anos finais sobre a educação inclusiva e c) identificar os desafios enfrentados pelos docentes na educação inclusiva nos anos finais. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, na qual utilizamos para a coleta de dados a aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 3 perguntas abertas e 7 fechadas para assim possibilitar melhor a compreensão dos entrevistados, além das bases de dados do Scielo, Google Acadêmico e Periódicos Capes, que foram utilizadas para buscar artigos sobre a educação. O primeiro capítulo destaca o processo da educação inclusiva, mencionando a Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Base e o sistema legal brasileiro, que expandiu após a proclamação, sendo um dos marcos, que inspirou a organização dos sistemas nacionais no século XIX. O segundo capítulo menciona as concepções sobre deficiência que estão fundamentadas no viés biológico, social e/ou metafisico. O terceiro capítulo descreve a estrutura da escola em que foi aplicada a pesquisa. Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que o professor tem um papel de suma importância para que a educação inclusiva seja concretizada e possa se tornar realidade no ambiente escolar.__ABSTRACT Inclusive education does not only address receiving students with disabilities in school, but it precedes the understanding for welcoming students, regardless of their conditions or specificities. The present work had the general objective: to analyze the role of the teacher in inclusive education and how to make it real in the school reality, and specific objectives: a) to carry out a study on school inclusion in the final years in the city of São Bernardo-MA, b) to know the conceptions of teachers in the final years network about inclusive education and d) to identify the challenges faced by teachers in inclusive education in the final years. The approach will be qualitative, in which a semi-structured questionnaire was used for data collection, composed of 3 open questions and 7 closed questions to better understand the interviewees, in addition to the Scielo, Google Scholar, and Capes Periodicals databases, which will be used to search for articles on education. The first chapter highlights the process of inclusive education, mentioning the 1988 Federal Constitution, Law of Guidelines and Base and the Brazilian legal system, which expanded after the proclamation, being one of the milestones that inspired the organization of national systems in the 19th century. The second chapter mentions conceptions about disability that are based on biological, social and/or metaphysical bias. The third chapter describes the structure of the school in which the research was carried out. Based on the results obtained, it is possible to conclude that the teacher plays a crucial role in ensuring that inclusive education is realized and can become a reality in the school environment. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ambiente escolar; | pt_BR |
dc.subject | diagnóstico; | pt_BR |
dc.subject | docentes; | pt_BR |
dc.subject | inclusão; | pt_BR |
dc.subject | school environment; | pt_BR |
dc.subject | diagnosis; | pt_BR |
dc.subject | teachers; | pt_BR |
dc.subject | inclusion. | pt_BR |
dc.title | O papel do professor na educação inclusiva: como torná-la real? | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of the teacher in inclusive education: how to make it real? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de São Bernardo. |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAMARA_GARCEZ.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.