Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8348
Título: O novo ensino médio e o ensino de física na escola Centro de Ensino Cristóvão Colombo - MA
Título(s) alternativo(s): The new high school and the teaching of physics at the Centro de Ensino Cristóvão Colombo school - MA
Autor(es): LINHARES, João Ricardo da Silva
Palavras-chave: novo ensino médio;
BNCC;
ensino de Física;
currículo das competências e habilidades;
new secondary education;
BNCC;
physics teaching;
curriculum of competencies and skills.
Data do documento: 26-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Este trabalho consiste em uma pesquisa de cunho descritivo-qualitativo, que irá analisar as consequências, para o ensino de Física, da implementação do Novo Ensino Médio na escola estadual Cristóvão Colombo, em Lago da Pedra - MA. A necessidade do estudo sobre o tema se dá devido à recente reforma no ensino médio que modificou a carreira profissional do professor de Física, a partir da mudança radical da atuação do docente em sala de aula e da redução da demanda. Para isso, será feita uma pesquisa bibliográfica sobre a reforma no ensino médio e a nova BNCC, sobre a concepção de currículo, além da contextualização do ensino de Física no Brasil. Dessa forma, o instrumento da pesquisa será uma entrevista, que terá um roteiro pré-estabelecido e será aplicado com a coordenação pedagógica e os professores de Física da escola. Pretende-se, portanto, obter informações para se comprovar a realidade adversa dos professores após as transformações no Ensino Médio, que têm feito todos se desdobrarem frente aos novos desafios, para, enfim, concluir-se, de acordo com as referências bibliográficas, que a reforma do ensino médio foi um episódio de retrocesso e que tem falhado com a educação básica no Brasil.__ABSTRACT: new secondary education. BNCC. physics teaching. curriculum of competencies and skills. This work consists of a descriptive-qualitative research that will analyze the consequences for the teaching of Physics resulting from the implementation of the New High School Curriculum at Cristóvão Colombo State School, in Lago da Pedra - MA. The need for this study arises from the recent high school reform, which has changed the perspective on the professional career of Physics teachers, due to the radical shift in the teacher's role in the classroom and the reduction in demand. For this purpose, a bibliographical review will be conducted on the high school reform and the new BNCC (National Common Curricular Base), on the conception of curriculum, as well as a contextualization of Physics teaching in Brazil. Thus, the research instrument will be an interview with a pre-established script, which will be applied to the pedagogical coordination and Physics teachers at the school. The aim is to gather information to confirm the adverse reality faced by teachers after the transformations in high school, which have forced them to deal with new challenges. Finally, based on the bibliographical references, the study intends to conclude that the high school reform represents a setback and has failed to meet the needs of basic education in Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8348
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal

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