Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8351
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PEREIRA, Jordan Willian Marques | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T16:16:38Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T16:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8351 | - |
dc.description | The dynamic nature of Scrum can present challenges in the teaching-learning process of this agile methodology. In this context, it is necessary to explore resources that facilitate effective teaching for a complete understanding of Scrum. The Gather Town platform has shown itself to be a solution that offers a more engaging educational experience, allowing real-time interactions and sharing of virtual spaces. This paper investigates the educational potential of this platform to improve Scrum learning through the metaverse, encouraging active learning and promoting collaborative work. To carry out this work, a virtual office was created in Gather Town, where students participated in the development of a project under the principles of Scrum, learning its theoretical foundations and performing the ceremonies of this framework. As a result, they experienced an immersive experience that allowed a more comprehensive perspective of Scrum. For 100% of the students, the dynamics contributed and was relevant to the learning of Scrum and 90.9% considered that Gather Town simulated a collaborative environment for teaching Scrum. However, given the small number of teams, it is suggested that Gather Town be applied to a larger number of students to better understand the educational potential of this platform as a tool for teaching Scrum. | pt_BR |
dc.description.abstract | A natureza dinâmica do Scrum pode apresentar desafios no processo de ensino-aprendizagem dessa metodologia ágil. Nesse contexto, é necessário explorar recursos que facilitem um ensino eficaz para uma completa compreensão do Scrum. A plataforma Gather Town mostra-se como uma solução que oferece uma experiência educacional mais envolvente, permitindo interações em tempo real e compartilhamento de espaços virtuais. O presente trabalho investiga o potencial educacional desta plataforma para melhorar a percepção do Scrum através do metaverso, incentivando a aprendizagem ativa e promovendo o trabalho colaborativo. Para a execução do presente trabalho, foi criado um escritório virtual no Gather Town, onde alunos participaram do desenvolvimento de um projeto sob os princípios do Scrum, aprendendo seus fundamentos teóricos e realizando as cerimônias desse framework. Como resultado, eles vivenciaram uma experiência imersiva que permitiu uma perspectiva mais abrangente do Scrum. Para 100% dos alunos, a dinâmica contribuiu e foi relevante para a aprendizagem do Scrum e 90,9% consideraram que o Gather Town simulou um ambiente colaborativo para o ensino de Scrum. Todavia, dada a pequena quantidade de equipes, sugere-se a aplicação do Gather Town a um maior número de estudantes para maior compreensão do potencial educacional desta plataforma como ferramenta para o ensino de Scrum. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Scrum; | pt_BR |
dc.subject | Gather Town; | pt_BR |
dc.subject | Metaverso; | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais | pt_BR |
dc.subject | Scrum; | pt_BR |
dc.subject | Gather Town; | pt_BR |
dc.subject | Metaverse; | pt_BR |
dc.subject | Virtual Environments | pt_BR |
dc.title | Apoio ao Ensino de Scrum: Explorando o Potencial Educacional da Plataforma Gather Town | pt_BR |
dc.title.alternative | Supporting Scrum Education: Exploring the Educational Potential of the Gather Town Platform | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JORDAN WILLIAN MARQUES PEREIRA.pdf | TCC de Graduação | 2,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.