Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONTEIRO, Rogério Silva-
dc.date.accessioned2024-11-07T16:39:46Z-
dc.date.available2024-11-07T16:39:46Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8355-
dc.description.abstractRESUMO: Trata-se da formação profissional de professores, a qual é composta por dois aspectos fundamentais: preparação profissional e prática profissional. A formação inicial ocorre, em sua maioria, nos cursos de licenciaturas oferecidas nas universidades. No entanto, a carreira profissional docente começa com a prática de professores no local de trabalho. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar a situação profissional dos ex-alunos que concluíram o curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Físicas na Universidade Federal do Maranhão, Centro Bacabal-Ma (CCBa), no período de 2014 a 2023. Mostrar como os professores enfrentaram as dificuldades, incertezas e desafios na passagem da vida acadêmica para a vida profissional. Adotaram-se como recurso metodológico estudos exploratórios, realizados por meio de uma pesquisa, que teve como instrumentos de coleta um formulário e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados, com abordagem qualitativa, usou-se da pesquisa bibliográfica nas literaturas sociais pautadas no tema a qual foi referido. Utilizaram-se autores como Nóvoa (1992), Huberman (2013) e Tardif (2005), a fim de que seja avaliado o modo como a vida pessoal está vinculada à vida profissional docente, e a maneira como o professor constrói a imagem de si como profissional. Dessa forma, é relevante considerar que o estudo trata dos processos de formação profissional do professor, uma vez que a pesquisa revelou um panorama no qual 60,9% dos ex-estudantes exercem a profissão de professor, enquanto 39,1% não estão empregados nesse campo no momento. Neste cenário, é perceptível que a importância desta pesquisa está nos estudos futuros, que podem ser direcionadas para auxiliar os profissionais e formadores a compreender a dinâmica da construção do perfil profissional durante o exercícios da carreira docente. Preparar outros estudantes para o mercado de trabalho através dos relatos das experiências desses profissionais. Por fim, é fundamental entender esse educador, incluindo sua formação, vivências, técnicas de ensino e outros fatores que influenciam sua identidade profissional.__ABSTRACT: This is about the professional training of teachers, which is composed of two fundamental aspects: professional preparation and professional practice. The initial training mostly takes place in the educational programs offered at universities. However, the teaching career begins with teachers' practice in the workplace. Therefore, the general objective of this study is to analyze the professional situation of former students who completed the degree in Natural Sciences - Physics at the Federal University of Maranhão, Bacabal-Ma Center (CCBa), from 2014 to 2023. Therefore, the general objective of this study is to analyze the professional situation of former students who completed the undergraduate course in Natural Sciences - Physics at the Federal University of Maranhão, Bacabal-Ma Center (CCBa), from 2014 to 2023. Show how teachers faced difficulties, uncertainties, and challenges in the transition from academic life to professional life. Methodological exploratory studies were adopted as a resource, carried out through research, which had a form and semi-structured interviews as data collection instruments. In the data analysis, with a qualitative approach, bibliographical research was used in social literatures based on the referred topic. Authors such as Nóvoa (1992), Huberman (2013), and Tardif (2005) were used in order to evaluate how personal life is linked to the teacher's professional life, and the way in which the teacher constructs the image of themselves as a professional. In this way, it is relevant to consider that the study deals with the professional training processes of teachers, since the research revealed a scenario in which 60.9% of former students work as teachers, while 39.1% are not currently employed in this field. In this scenario, it is noticeable that the importance of this research lies in future studies, which can be directed towards assisting professionals and trainers in understanding the dynamics of building a professional profile during their teaching career. To prepare other students for the job market through the experiences of these professionals. Finally, it is essential to understand this educator, including their education, experiences, teaching techniques, and other factors that influence their professional identity.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectformação docente;pt_BR
dc.subjectformação profissional;pt_BR
dc.subjectprecarização docente;pt_BR
dc.subjectteacher training;pt_BR
dc.subjectprofessional formation;pt_BR
dc.subjectteacher precariousness.pt_BR
dc.titleFormação profissional docente: carreira, escolhas e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeProfessional teaching training: career, choices and perspectivespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Física do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rogerio_Silva_Monteiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.