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dc.contributor.authorMACHADO, Júlio César Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-11-07T19:22:59Z-
dc.date.available2024-11-07T19:22:59Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8359-
dc.descriptionThis őnal paper presents the preliminary design report of a 22 N thrust liquid propellant rocket engine based on the őrst prototype of the Acrux L22N RCS rocket engine. The rocket engine was designed for use in rocket and satellite reaction control systems. The objective of the őnal paper was to deőne the propellant pair to be used in the engine and, based on an initial design of the engine, optimize the internal geometry, the three- dimensional geometry, and carry out the calculation of the injectors. For this, a wide range of knowledge applied to rocket science was used, and two libraries were developed using the Python language, which helped in propellant analysis and calculation of internal geometries. As an evaluation tool, computational simulations and metrics available in specialized literature were used. As a result, the nitrous oxide - nitro methane propellant pair was obtained, as well the injector diameters with coherent values and in accordance with the literature, and about the geometry, the paper showed that the nozzle built using the method of characteristics actually has a higher efficiency than others methods, such as the parabolic approximations of the őrst design, which with the other optimizations carried out, helped to achieve a lighter three-dimensional geometry, a thrust closer to the theoretical one, and a higher thrust-to-weight ratio.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o relatório do projeto preliminar de um motor-foguete a prope- lente líquido de 22 N de empuxo baseado no primeiro protótipo do motor-foguete Acrux L22N RCS. O motor-foguete foi concebido para ser utilizado em sistemas de controle de reação de foguetes e satélites. O objetivo do trabalho foi deőnir o par propelente a ser utilizado no motor e, a partir de um dimensionamento inicial do motor, otimizar a geometria interna, a geometria tridimensional de maneira geral, e realizar o cálculo dos injetores. Para isso, foi utilizada uma ampla gama de conhecimentos aplicados a ciên- cia de motores-foguete, tendo sido desenvolvidas duas bibliotecas utilizando a linguagem Python, que auxiliaram na análise de propelente e cálculo das geometrias internas. Como ferramenta de avaliação, foram utilizadas simulações computacionais e métricas disponí- veis na literatura especializada. Como resultado, foi obtido o par propelente óxido nitroso - nitrometano, diâmetros de injetores com valores coerentes e conforme a literatura, e em relação à geometria, o trabalho mostrou que a tubeira construída utilizando o método das características tem de fato uma eőciência superior a outros métodos, como o das aproximações parabólicas do primeiro dimensionamento, o que com as outras otimizações realizadas, ajudou a alcançar uma geometria tridimensional mais leve, um empuxo mais próximo do teórico, e uma taxa empuxo-peso superior.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMotor-foguete;pt_BR
dc.subjectPropelente Líquido;pt_BR
dc.subjectSistema de Controle de Reação;pt_BR
dc.subjectMétodo das características;pt_BR
dc.subjectInjetorespt_BR
dc.subjectLiquid Rocket engine;pt_BR
dc.subjectLiquid Propellant;pt_BR
dc.subjectReaction Control System;pt_BR
dc.subjectMethod of Characteristics;pt_BR
dc.subjectInjectorspt_BR
dc.titleProjeto Preliminar de Motor-Foguete de 22 N de Empuxo para Sistemas de Controle de Reaçãopt_BR
dc.title.alternativePreliminary Design of a 22 N Thrust Rocket Engine for Reaction Control Systemspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Engenharia Aeroespacial do Campus do Bacanga

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