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http://hdl.handle.net/123456789/8361
Título: | PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NO MÉDIO MEARIM- MA: Um estudo de caso da escola CEFFA Manoel Monteiro |
Título(s) alternativo(s): | PEDAGOGY OF ALTERNATION AND EDUCATIONAL DEVELOPMENT IN THE MEDIUM MEARIM-MA: A case study of the CEFFA Manoel Monteiro school |
Autor(es): | DAMASCENA FILHO, Vicente Gomes |
Palavras-chave: | Alternância; Educação; Lavradores Alternation; education and farmers |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | A pedagogia da Alternância não resultou de uma simples experiência na área da educação, realizada por universidades europeias, norte-americanas ou brasileiras, foi desenvolvida por pesquisadores internacionais de renome com inúmeros colaboradores com o objetivo de colocar em prática uma nova teoria sobre a educação popular. O primeiro a colocar em prática a Alternância foi o Padre Abbér Granereau, pároco de uma pequena capela localizada num lugar chamado Serignal- Péboldol, no interior da França, que em 21 de novembro de 1935 fundou a primeira “Maison Familiale” ou Casa Familiar. Esta modalidade de ensino não era com o intuito de formar alunos como nas escolas tradicionais, mas sim para fazer com que os filhos de lavradores e até mesmo os próprios lavradores desenvolvessem uma forma mais digna e lucrativa para a vida no campo. O Brasil foi o pioneiro da Implantação deste Sistema na América Latina. A Escola Família Agrícola EFA, como foi chamada no Brasil, foi implantada inicialmente no Estado do Espírito Santo, em 1968, em Olivânia no município de Anchieta trazida pelo religioso Jesuíta Pe. Umberto Pietrogrande. A Pedagogia da Alternância foi fundada na França há 88 anos, no Brasil há 55 anos e no Maranhão já existe Centro Familiar de Formação por Alternância CEFFAs de Ensino Fundamental há mais de 38 anos. Em 2005 foi fundada a primeira associação para a implantação de um CEFFA de Ensino Médio para atender a demanda do município de Lago do Junco e as demais cidades de nosso estado. Sempre foi uma preocupação das famílias rurais de nosso município encontrar uma escola que correspondesse às verdadeiras necessidades de nossa juventude. Sabe-se que para isso os alunos de CEFFAs precisam sempre aprender, aprimorar, exercitar e transmitir seus conhecimentos às suas famílias e sua comunidade, desta forma a utopia da auto sustentabilidade das famílias rurais torna-se a uma realidade sólida. |
Descrição: | The pedagogy of Alternation was not the result of a simple experience in the field of education, carried out by European, North American or Brazilian universities, it was developed by renowned international researchers with numerous collaborators with the aim of putting into practice a new theory on popular education . The first to put Alternation into practice was Father Abbér Granereau, parish priest of a small chapel located in a place called Serignal-Péboldol, in the interior of France, who on November 21, 1935 founded the first “Maison Familiale” or Family House. This type of teaching was not intended to train students as in traditional schools, but rather to make the children of farmers and even the farmers themselves develop a more dignified and profitable way of life in the countryside. Brazil was the pioneer in implementing this system in Latin America. The EFA, as it was called in Brazil, was initially implemented in the State of Espírito Santo, in 1968, in Olivânia in the municipality of Anchieta, brought by the Jesuit religious Father Umberto Pietrogrande. Alternation Pedagogy was founded in France 88 years ago, in Brazil 55 years ago and in Maranhão there have been Elementary Education CEFFAs for over 38 years. In 2005, the first association was founded to implement a High School CEFFA to meet the demand of the municipality of Lago do Junco and other cities in our state. It has always been a concern for rural families in our municipality to find a school that meets the true needs of our youth. It is known that to achieve this, CEFFAs students always need to learn, improve, exercise and transmit their knowledge to their families and their community, in this way the utopia of self-sustainability for rural families becomes a solid reality. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8361 |
Aparece nas coleções: | TCC do Curso de Graduação em Educação do Campo/Ciências Agrárias do Campus de Bacabal |
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