Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/837
Título: DESIGN THINKING COMO ABORDAGEM PARA CRIAÇÃO DE SERVIÇOS
Autor(es): Machado, Maria Karolyna Borges
Palavras-chave: Design thinking
Design de serviços
Inovação
Data do documento: 30-Ago-2016
Resumo: O ritmo de mudança do mercado tem exigido das empresas produtos e serviços cada vez mais alinhados com as necessidades reais das pessoas. O grande desafio hoje é trazer a inovação necessária para fazer isso acontecer, principalmente devido ao pouco entendimento que se tem sobre o que é o processo de inovação baseado na experiência do usuário e de que forma pode ser utilizado pela empresa. Dois dos principais motivos para isso vêm do conhecimento superficial sobre esse processo e da consequente baixa utilização. Partindo disso, o design thinking (DT) surge para tentar desenvolver um modelo mental e uma nova visão que proporcione a busca de solução de problemas e acelere o processo de inovação de forma coletiva. Assim, busca-se nesse trabalho demonstrar a utilização do design thinking como abordagem para criação de serviços. Para o alcance do objetivo usou-se a metodologia qualitativa e explicativa, e como estratégia de pesquisa empírica foi adotada a técnica de construção de desenhos para estruturar as ideias e ajudar no processo de concepção do serviço. O estudo empírico foi feito com a realização de um workshop de inovação com oito horas de duração, contando com a participação de sete voluntários e dois facilitadores. O resultado foi o desenvolvimento de um serviço digital de venda e troca de acessórios para o público feminino. E a partir do experimento apontou-se o design thinking como uma ferramenta importante para o desenvolvimento do processo de inovação, engajamento dos colaboradores e construção de uma visão mais humana para solucionar reais problemas enfrentados pelos consumidores.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.
Monografia apresentada ao Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Maranhão, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/837
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAKAROLYNABORGESMACHADO.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.