Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGONÇALVES JUNIOR, Claudio de Azevedo-
dc.date.accessioned2024-11-08T19:53:09Z-
dc.date.available2024-11-08T19:53:09Z-
dc.date.issued2024-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8400-
dc.descriptionThe biopsychosocial model came up against the previously established biomedical model. The rising vision is based on comprehensive health care and an understanding of its biological, psychological and social characteristics, as opposed to the biomedical one which only analyzes anatomical-physiological alterations. The aim of this research is to identify the impact of the biopsychosocial vision on the medical training process. This work is an integrative literature review. The research was carried out using the PUBMED, VHL Brazil and SCIELO databases, including research from 2019 to 2023, based on the guiding question “What is the impact of teaching the biopsychosocial model on the medical training process?” Articles published in Portuguese and/or English were selected, organized and systematized using the flow diagram. A sample of 12 articles was obtained, which revealed impacts on health care, highlighting the increase in the subjectivity of medical professionals and the accuracy in identifying signs and symptoms. The scarcity of national studies makes it difficult to visualize the reality of the impacts of the biopsychosocial vision on medical training in the Brazilian health context. It is concluded that the impact of teaching the biopsychosocial model on medical training is beneficial, mainly due to the increase in subjectivity in care and the comprehensiveness of health care. Continuing education for health professionals is also essential to maintain this comprehensive vision in order to consolidate medical conduct over time. Therefore, there is a need for further research on this subject in order to better elucidate the reality and understand the impacts.pt_BR
dc.description.abstractO modelo biopsicossocial veio de encontro ao modelo previamente estabelecido chamado de biomédico. A visão em ascensão é pautada no atendimento integral à saúde e a compreensão de suas características biológicas, psicológicas e sociais, ao contrário da biomédica que apenas analisa alterações anatomo-fisiológicas. O objetivo desta pesquisa é identificar os impactos da visão biopsicossocial no processo de formação médica. O presente trabalho é uma revisão de literatura integrativa. A pesquisa foi realizada por meio das bases de dados PUBMED, BVS Brasil e SCIELO, constando pesquisas de 2019 e 2023, a partir da pergunta norteadora “Qual o impacto do ensino do modelo biopsicossocial para o processo de formação médica?” Foram selecionados artigos publicados na língua portuguesa e/ou inglesa, organizados e sistematizados pelo diagrama flow. Foi obtida uma amostra de 12 artigos, os quais revelaram impactos no atendimento à saúde, destacando o aumento da subjetividade do profissional médico e a acurácia na identificação de sinais e sintomas. A escassez de trabalhos de origem nacional dificulta a visualização da realidade dos impactos da visão biopsicossocial na formação médica no contexto brasileiro de saúde. Conclui-se que o impacto do ensino do modelo biopsicossocial para a formação médica é benéfico, principalmente devido ao aumento da subjetividade no atendimento e integralidade do cuidado em saúde. Também, a educação continuada para o profissional de saúde, é essencial para manutenção dessa visão integral a fim de consolidar a conduta médica com o passar do tempo. Portanto, há a necessidade da realização de novas pesquisas com essa temática para maior elucidação da realidade e entendimento dos impactos.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectModelo Biopsicossocial;pt_BR
dc.subjectEducação Médica;pt_BR
dc.subjectCapacitação Profissional;pt_BR
dc.subjectAssistência Integral à Saúdept_BR
dc.subjectModels;pt_BR
dc.subjectBiopsychosocial;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectMedical;pt_BR
dc.subjectProfessional Training;pt_BR
dc.subjectComprehensive Health Carept_BR
dc.titleO PROCESSO DE FORMAÇÃO MÉDICA E O MODELO BIOPSICOSSOCIAL: uma visão holística entre médico-paciente, uma revisão integrativa 2019/2023pt_BR
dc.title.alternativeTHE MEDICAL TRAINING PROCESS AND THE BIOPSYCHOSOCIAL MODEL: a holistic view between doctor and patient, an integrative review 2019/2023pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.typeTrabalho sob sigilo. Motivo: será disponibilizado para publicação em revista científica. Data Provável de Liberação: somente quando for revogada a permissão parcial.pt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Medicina do Campus de Pinheiro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIO DE AZEVEDO GONÇALVES JUNIOR.pdfTCC de Graduação416,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.