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Título: O uso de rótulos como metodologia ativa no ensino médio: oficinas interativas no ensino da Química
Título(s) alternativo(s): The use of labels as an active methodology in high school: interactive workshops in the teaching of Chemistry
Autor(es): SILVA, Igor Morais da
Palavras-chave: ensino de Química;
novo ensino médio;
rótulo;
BNCC;
carboidrato;
Chemistry teaching;
new high school;
labeling;
BNCC;
carbohydrate
Data do documento: 18-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: RESUMO: Tendo em vista a necessidade de explorar metodologias ativas no Novo Ensino Médio, este estudo aborda o uso de rótulos como ferramenta pedagógica em oficinas interativas de química. O objetivo é analisar os efeitos dessa abordagem no ensino. Para isso foi preciso iniciar uma aula de contextualização para introduzir o conceito da nova rotulagem nutricional e promover a conscientização sobre a ingestão de nutrientes, em especial o Carboidrato, realizar atividades interativas e experimentos que se fundamentem nos conceitos anteriormente abordados na aula expositiva e por fim realizar um questionário para avaliar o nível de satisfação em relação às atividades realizadas e para verificar o nível de familiarização dos estudantes com os conceitos apresentados. Assim realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa com foco na interpretação de rótulos de alimentos. A pesquisa teve a participação de 94 alunos, de duas turmas de 3° ano do ensino médio e uma turma do 1° semestre do curso de Química da Universidade Federal do Maranhão, durante o trabalho foram realizados uma oficina interativa e experimentos e ao final foram aplicados questionários em grupo e individual, sendo o individual utilizado para a obtenção dos resultados. Com isso, constatou-se que, após a participação no projeto, para 98% dos participantes a interpretação de rótulos tornou-se muito importante ou importante, além de que passaram a ter uma maior clareza na interpretação dos rótulos e que também o projeto os ajudou a futuramente fazer escolhas melhores de alimentos, permitindo concluir que o uso de rótulos como metodologia ativa no ensino médio através de oficinas interativas de química é um meio eficaz de ensinar os alunos sobre a nova legislação rotular e promover o bem-estar ao conscientizar os alunos quanto ao consumo saudável de nutrientes.___ABSTRACT: Considering the need to explore active methodologies in the New High School, this study addresses the use of labels as a pedagogical tool in interactive chemistry workshops. The objective is to analyze the effects of this approach on teaching. To this end, it was necessary to start with a contextualization lesson to introduce the concept of the new nutritional labeling and promote awareness about nutrient intake, especially carbohydrates, carry out interactive activities and experiments based on the concepts previously covered in the lecture, and finally administer a questionnaire to assess the level of satisfaction with the activities and to verify the students' familiarity with the presented concepts. Thus, qualitative research focused on the interpretation of food labels was conducted. The study involved 94 students from two 12th grade high school classes and one class from the 1st semester of the Chemistry course at the Federal University of Maranhão. During the project, an interactive workshop and experiments were conducted, and both group and individual questionnaires were administered, with the individual ones used to obtain the results. As a result, it was found that after participating in the project, 98% of the participants considered label interpretation to be very important or important. Furthermore, they reported a clearer understanding of labels and that the project helped them make better food choices in the future, allowing the conclusion that using labels as an active methodology in high school through interactive chemistry workshops is an effective way to teach students about the new labeling legislation and promote well-being by raising awareness about healthy nutrient consumption.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8401
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