Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8402
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | NOGUEIRA, Lauandice Sá Meneses | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-09T03:09:50Z | - |
dc.date.available | 2024-11-09T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8402 | - |
dc.description.abstract | RESUMO: Os recursos audiovisuais são ferramentas tecnologicamente avançadas e inovadoras. As escolas que oferecem esses recursos educacionais estão avançando, e os educadores devem tentar adotar tecnologias para o melhor uso das aulas. O Datashow é um recurso pedagógico que o C.E Dr. Tarquínio Lopes Filho oferece aos seus educadores e alunos. Dessa forma, os educadores podem solicitar esse recurso sempre que desejarem, com a opção de utilizá-lo para tornar as aulas mais envolventes para os alunos. Este estudo visa determinar a importância do uso de recursos audiovisuais em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e, com o intuito de conhecer a problemática sobre a área de estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva, onde aplicou-se um questionário com questões fechadas e abertas para um total de 42 alunos da referida instituição de ensino. A análise de dados permitiu verificar que para os alunos o uso dos recursos audiovisuais é benéfico para sua aprendizagem, cuja importância vai além de facilitar a compreensão dos conteúdos e deixar as aulas mais agradáveis.___ABSTRACT Audiovisual resources are technologically advanced and innovative tools. Schools that offer these educational resources are advancing, and educators should try to adopt technologies to make the best use of classes. The Datashow is a pedagogical resource that C.E Dr. Tarquínio Lopes Filho offers to its educators and students. Thus, educators can request this resource whenever they wish, with the option of using it to make classes more engaging for students. This study aims to determine the importance of using audiovisual resources in the classroom in the teaching-learning process of chemistry in high school. For this purpose, an applied research was carried out, with a qualitative approach and, in order to understand the problems in the area of study, a descriptive research was carried out, where a questionnaire with closed and open questions was applied to a total of 42 students from the aforementioned educational institution. Data analysis showed that the use of audiovisual resources is beneficial to students' learning, and its importance goes beyond facilitating the understanding of content and making classes more enjoyable. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | ensino-aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | recursos audiovisuais; | pt_BR |
dc.subject | ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | teaching-learning; | pt_BR |
dc.subject | audiovisual resources; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry teaching. | pt_BR |
dc.title | A importância da utilização de recursos audiovisuais em sala de aula no processo ensino-aprendizagem de Química no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of using audiovisual resources in the classroom in the teaching-learning process of Chemistry in high school | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAUANDICE_SA_MENESES_NOGUEIRA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 806 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.