Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8403
Título: | Palestra temática de Química associada à experimentação: metodologia ativa como forma de melhorar a aprendizagem no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Thematic lecture on Chemistry associated with experimentation: active methodology as a way to improve learning in high school |
Autor(es): | FERNANDES, Matheus Osvaldo Cruz |
Palavras-chave: | metodologia ativa; experimentação; escolas públicas; active methodology; experimentation; public schools. |
Data do documento: | 18-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | RESUMO: Em síntese, este trabalho investiga o impacto da metodologia ativa, por meio de palestras temáticasseguidas de experimentação prática, na aprendizagem de Química no ensino médio em escolas públicas. A abordagem adotada visa promover uma compreensão mais significativa e contextualizada dos conceitos químicos, capacitando os alunos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Durante a pesquisa prática, realizada diretamente em escolas públicas, foram investigados conceitos como a aplicação da metodologia ativa em sala de aula, a promoção de uma aprendizagem significativa e o uso de estratégias interativas no ensino. Através de uma abordagem prática, envolvendo palestras temáticas de Química seguidas de atividades experimentais, foi possível observar de perto os desafios enfrentados pelos professores e alunos no contexto real dessas instituições. A análise dos resultados forneceu subsídios práticos para a implementação de abordagens pedagógicas mais eficazes e inclusivas no ensino de Química, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, criativos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável.__ABSTRACT In summary, this work investigates the impact of active methodology through thematic lectures followed by practical experimentation on the learning of Chemistry in high schools in public schools. The approach adopted aims to promote a more meaningful and contextualized understanding of chemical concepts, empowering students to face the challenges of contemporary society. During the practical research, conducted directly in public schools, concepts such as the application of active methodology in the classroom, the promotion of meaningful learning, and the use of interactive strategies in teaching were investigated. Through a practical approach, involving thematic Chemistry lectures followed by experimental activities, it was possible to closely observe the challenges faced by teachers and students in the real context of these institutions. The analysis of the results provided practical support for the implementation of more effective and inclusive pedagogical approaches in the teaching of Chemistry, contributing to the formation of critical, creative citizens committed to sustainable development. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8403 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATHEUS_OSVALDO_CRUZ_FERNANDES.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 6,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.