Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERNANDES, Wanessa Escorcio-
dc.date.accessioned2024-11-09T03:22:37Z-
dc.date.available2024-11-09T03:22:37Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8404-
dc.description.abstractRESUMO: A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Curricular Comum propuseram mudanças significativas para o Ensino Médio e estabeleceram novas bases para a sua organização, com isto, torna-se necessário o desenvolvimento de novas abordagens para o ensino. Essas abordagens visam oferecer um método didático eficaz, integrando teoria e prática de modo a estabelecer uma conexão relevante com a realidade dos estudantes. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo propor metodologias voltadas para o itinerário formativo baseado em experimentos com materiais alternativos e na construção de um material informativo, usando os herbicidas como tema problematizador. Para tanto, estabeleceu-se abordagens pedagógicas planejadas com a temática agrotóxicos, tais como elaboração de material informativo, seleção dos conteúdos de química que possivelmente podem ser trabalhados usando-se essa temática modelagem molecular para trabalho com geometria molecular e experimentos abordando solubilidade e pH usando materiais alternativos. Com a temática dos herbicidas foi possível a criação de propostas metodológicas experimentais e lúdicas com abordagens CTSA para o ensino básico de forma a incentivar a máxima participação do aluno nas aulas de química. Acredita-se que a proposta metodológica apresentada pode servir para fortalecer o aprendizado da química e ajudar o aluno a ter mais protagonismo quando explora temáticas globais, atuais e sociais associando aos conceitos formais da ciência.__Abstract:The Secondary Education Reform and the Common National Curricular Base proposed significant changes for Secondary Education and established new bases for its organization, making it necessary to develop new approaches to teaching. These approaches aim to offer an effective teaching method, integrating theory and practice in order to establish a relevant connection with the students' reality. In this context, this work aims to propose methodologies aimed at the training itinerary based on experiments with alternative materials and the construction of informative material, using herbicides as a problematizing theme. To this end, pedagogical approaches planned with the pesticides theme were established, such as elaboration of informative material, selection of chemistry contents that can possibly be worked on using this theme molecular modeling to work with molecular geometry and experiments addressing solubility and pH using alternative materials. With the herbicides theme, it was possible to create experimental and playful methodological proposals with CTSA approaches for basic education in order to encourage maximum student participation in chemistry classes. It is believed that the methodological proposal presented can serve to strengthen the learning of chemistry and help students to have more protagonism when exploring global, current and social themes, associating them with the formal concepts of science.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectnovo ensino médio;pt_BR
dc.subjectitinerário formativo;pt_BR
dc.subjectherbicidas;pt_BR
dc.subjectnew high school;pt_BR
dc.subjectformation itineraries;pt_BR
dc.subjectherbicides.pt_BR
dc.titleHerbicidas no contexto CTSA para o novo ensino médio: uma proposta para itinerário formativopt_BR
dc.title.alternativeHerbicides in the CTSA context for new high school: a proposal for a training itinerarypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WANESSA_ESCORCIO_FERNANDES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.