Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8405
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dc.contributor.authorSilva, Paula Rariele-
dc.date.accessioned2024-11-11T13:03:59Z-
dc.date.available2024-11-11T13:03:59Z-
dc.date.issued2024-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8405-
dc.descriptionThe teaching of science is fundamental for students' understanding of the challenges of the world, as it allows them to comprehend their surroundings, acquire critical and investigative thinking skills, and develop the ability to solve problems actively. In this context, the present work presents a research gap regarding the lack of informal spaces in Brazil, especially in the State of Maranhão, and whether the use of these spaces can contribute to science education. The general objective is to analyze whether the activities conducted at the Scientific Picnic Space "Gregor Mendel," located in the city of Bacabal - MA, can enhance learning in science. The research is basic, qualitative, and exploratory in nature, using a case study as a method and employing data collection techniques such as observations, conversations, and discussion circles. The main results indicate that participation in the space facilitated understanding of content such as Darwin's Theory of Evolution and the history of Gregor Mendel, in addition to providing fun activities filled with scientific knowledge outdoors. Students were able to understand Brazil's biodiversity and environmental issues. This research contributes by demonstrating the benefits of using the Scientific Picnic Space "Gregor Mendel" for teaching science outside the classroom.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de ciências é fundamental para a compreensão dos alunos com relação aos desafios do mundo, já que permite que compreendam o mundo ao seu redor, adquiram habilidades de pensamento crítico e investigativo e desenvolvam a capacidade de resolver problemas de forma ativa. Diante disso, o presente trabalho apresenta a lacuna de pesquisas sobre a escassez de espaços não formais no Brasil, especialmente no Estado do Maranhão, e se o uso desses espaços pode contribuir para o aprendizado no ensino de ciências. O objetivo geral é analisar se as atividades realizadas no Espaço Piquenique Científico “Gregor Mendel”, localizado na cidade de Bacabal - MA, podem contribuir com a aprendizagem em ciências. A pesquisa é de natureza básica, qualitativa e exploratória, utilizando o estudo de caso como método e técnicas de coleta de dados, como observações, conversas e rodas de conversa. Os principais resultados indicam que a participação do espaço facilitou a compreensão de conteúdos, como a Teoria da Evolução de Darwin e a história de Gregor Mendel, além de proporcionar atividades divertidas e repletas de conhecimento científico ao ar livre. Os alunos conseguiram compreender a biodiversidade do Brasil e questões ambientais. Esta pesquisa contribui demonstrando os benefícios do uso do Espaço Piquenique Científico “Gregor Mendel” no ensino de ciências fora da sala de aula.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectDivulgação Científica;pt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia;pt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.subjectScientific Divulgation;pt_BR
dc.subjectBiology teaching;pt_BR
dc.subjectPractical classpt_BR
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: EXPERIÊNCIAS NO PIQUENIQUE CIENTÍFICO GREGOR MENDELpt_BR
dc.title.alternativeTEACHING SCIENCE IN NON-FORMAL SPACES: EXPERIENCES AT THE GREGOR MENDEL SCIENTIFIC PICNICpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

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