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http://hdl.handle.net/123456789/8407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUSA, Anna Karoline Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T18:04:18Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T18:04:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8407 | - |
dc.description | Reading and writing are present everywhere we go, both inside and outside of school. There are several methodologies for teaching literacy, but a major challenge in teaching is to make teaching interesting to students and consequently achieve learning. In this context, the relevance of this research lies in the idea that educational games can strengthen the teaching and learning of reading and writing in the school environment. Starting from the following question, what contributions does the use of games as pedagogical resources make to the literacy process of children in the early years? My interest in this topic arose from my experiences provided by the mandatory internship in teaching in early childhood education I and teaching in the early years II, in the Pedagogy course at the Codó Science Center of the Federal University of Maranhão. In addition to participating as a scholarship holder in the Teaching Initiation Program - PIBID, which provided experiences in pedagogical practices in the context of public schools, in elementary education, developed in Codó, Maranhão. The general objective was to analyze how games can contribute to the teaching and learning of reading and writing for a nine-year-old child who attended the 2nd year of Elementary School at a municipal school in Codó. The specific objectives were: to conceptualize the role of games in the literacy process; to identify games that contribute to the learning of reading and writing; and to verify the importance of games for learning from the teaching perspective. The theoretical basis is based on the works of Antunes (1999, 2017), Brandão, Ferreira, Morais, Albuquerque and Leal (2008), Frade (2005), Fernandéz (2001), among others, who highlight the importance of games linked to literacy. The research used a qualitative approach. The research took place in a municipal school in Codó-MA, which was a field of study and investigation of PIBID (Teaching Initiation Program), in which I participated as a scholarship holder for 18 months. The research instrument used was an interview with three teachers and the mother of the child participating in the research. The results revealed that games, when well designed, can contribute to the work of literacy teachers, promoting not only learning, but also fun. | pt_BR |
dc.description.abstract | A leitura e a escrita fazem presentes em todos os lugares por onde circulamos, tanto dentro como fora da escola. Existem diversas metodologias para alfabetizar, mas um grande desafio da prática docente é fazer com que o ensino seja interessante aos estudantes e consequentemente a aprendizagem seja alcançada. Neste contexto, a relevância dessa pesquisa reside na ideia de que os jogos educacionais possam fortalecer o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no ambiente escolar. Partindo da seguinte questão, quais contribuições do uso dos jogos como recursos pedagógicos no processo de alfabetização de crianças dos anos iniciais? O interesse sobre o tema surgiu a partir de minhas experiências propiciadas pelo estágio obrigatório em docência na educação infantil I e docência nos anos iniciais II, do curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão. Além da participação como bolsista, do Programa de Iniciação à Docência - PIBID1 , que propiciou experiências de práticas pedagógicas no contexto de Escola Pública, no ensino fundamental, desenvolvida em Codó, Maranhão. Definiu-se como objetivo geral analisar de que forma os jogos podem contribuir para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, de uma criança de nove anos que frequentava o 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal em Codó. Tendo como objetivos específicos: conceituar o papel dos jogos para o processo de alfabetização; identificar jogos que contribuem para o aprendizado da leitura e da escrita; e verificar a importância dos jogos para o aprendizado a partir da perspectiva docente. A fundamentação teórica baseia-se nos trabalhos de Antunes (1999, 2017), Brandão, Ferreira, Morais, Albuquerque e Leal (2008), Frade (2005), Fernandéz (2001), entre outros, que destacam a importância dos jogos atrelados a alfabetização. A investigação utilizou-se a abordagem qualitativa. A pesquisa aconteceu em uma escola municipal de Codó-MA, que foi campo de estudo e investigação do PIBID (Programa de Iniciação à Docência), na qual participei como bolsista, durante 18 meses. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista com três professoras e a mãe da criança participante da pesquisa. Os resultados revelaram que os jogos quando bem elaborados, poderá contribuir para o trabalho de professores alfabetizadores, promovendo além do aprendizado, também a diversão. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização; | pt_BR |
dc.subject | Jogos; | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Literacy; | pt_BR |
dc.subject | Games; | pt_BR |
dc.subject | Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Learning; | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODÓ, MA. | pt_BR |
dc.title.alternative | THE CONTRIBUTIONS OF GAMES TO THE LITERACY PROCESS: A CASE STUDY IN A MUNICIPAL SCHOOL IN CODÓ, MA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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