Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLEITE, Maria Clara Aboud-
dc.date.accessioned2024-11-12T02:12:02Z-
dc.date.available2024-11-12T02:12:02Z-
dc.date.issued2024-09-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8409-
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho buscou refletir sobre a relação entre o Design Visual e a construção de gênero do público infantil através do uso das cores azul e rosa como agentes divisores. Para isso, foi realizado um estudo de caso sobre como essas cores são utilizadas em brinquedos infantis, a fim de perceber a associação entre os elementos visuais descritos e os debates de gênero na contemporaneidade. A pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo, partiu de uma revisão sistemática de estudos relacionados à cultura, semiótica e representação de gênero que formaram uma base de critérios utilizados na análise dos materiais selecionados. A discussão dos temas culminou em um estudo de campo, através de formulário, que verificou e confirmou a influência das cores na representação dicotômica dos gêneros feminino e masculino. Os principais dados resultantes foram revertidos em infográfico, disponibilizado no presente trabalho.___ABSTRACT: This study aimed to reflect on the relationship between Visual Design and the construction of gender for children through the use of blue and pink colors as divisive agents. To achieve this, a case study was conducted on how these colors are used in children’s toys, in order to understand the association between the described visual elements and contemporary gender debates. The research, which was qualitative and bibliographic, began with a systematic review of studies related to culture, semiotics, and gender representation, which formed a foundation of criteria used in the analysis of the selected materials. The discussion of these themes culminated in a field study, conducted through a survey, which verified and confirmed the influence of colors on the dichotomous representation of female and male genders. The main resulting data were presented in an infographic, which is provided in this work.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectdesign visual;pt_BR
dc.subjectgênero;pt_BR
dc.subjectcor;pt_BR
dc.subjectbrinquedos infantis;pt_BR
dc.subjectvisual design;pt_BR
dc.subjectgender;pt_BR
dc.subjectcolor;pt_BR
dc.subjectchildren's toys.pt_BR
dc.titleAzul x rosa: a relação entre o design e a construção visual de gênero do público infantilpt_BR
dc.title.alternativeBlue x pink: the relationship between design and the visual construction of gender among childrenpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaClaraLeite.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.