Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/840
Título: DECOMPOSIÇÃO E LIBERAÇÃO DE NUTRIENTES DE COMBINAÇÕES DE LEGUMINOSAS ARBÓREAS EM UM SISTEMA AGROFLORESTAL
Autor(es): Rodrigues, Bruna Beatriz Martins
Palavras-chave: ciclagem de nutrientes
leguminosas arbóreas
sistema em aleias
macronutrientes
Data do documento: 1-Set-2016
Resumo: A relação serrapilheira-planta é muito importante para a compreensão do desenvolvimento das culturas em sistemas de aleias, uma vez que as árvores interferem no solo através do sistema radicular e da deposição de material orgânico, sendo o solo, responsável direto pelo suprimento de nutrientes às plantas, retenção de água, abrigo para fauna, além de ser o substrato natural para as diversas formações vegetais. Portanto, este estudo teve o objetivo de avaliar a produção de biomassa, a composição química, a taxa de liberação e o acúmulo de macronutrientes de serrapilheira de quatro espécies de leguminosas arbóreas em um sistema em aleias. Diante disso, foi instalado, no ano de 2014 em solo Argissolo Quartzarênico Distrocoeso e sob sistema de cultivo em aleias, um experimento em blocos ao acaso, com quatro tratamentos e oito repetições. As espécies estudadas foram: Leucaena leucocephala, Acacia magium, Clitoria fairchildiana e Gliricidia sepium, consorciadas entre si. Foram utilizados neste experimento dois métodos de coleta para serrapilheira: o método de litterbags e o método de coleta direta. A serrapilheira foi coletada diretamente em caixas medindo 40 cm x 40 cm, aleatoriamente em três pontos da parcela experimental. Para ambos os métodos, as coletas foram realizadas aos 0, 30, 60, 90 e 120 dias após o início do experimento. O material coletado foi seco e as determinadas análises realizadas em laboratório. Com os dados obtidos através deste estudo, concluiu-se que a mistura do novo aporte de biomassa com a serrapilheira existente modifica a relação C/N.
Descrição: Trabalho apresentado ao Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão como requisito indispensável para graduação em Zootecnia.
Trabalho apresentado ao Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Maranhão como requisito indispensável para graduação em Zootecnia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/840
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Zootecnia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA2016.pdf229,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.