Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorARAUJO, Pedro Henrique Macêdo de-
dc.date.accessioned2024-11-12T02:18:43Z-
dc.date.available2024-11-12T02:18:43Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8410-
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo identificar, compreender e documentar o uso do movimento maker como ferramenta didática, examinando o grupo formado pela parceria entre professores e técnicos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (COLUN/UFMA) e a disciplina de Computação Gráfica Tridimensional I do Curso de Design da UFMA. O trabalho busca compreender e analisar esse movimento, identificando como os professores e técnicos do COLUN/NAPNEE utilizam suas ferramentas para produzir material didático. O método envolve observar e registrar a produção de material didático para o NAPNEE, avaliando sua adequação e eficácia para o público-alvo. Além disso, investiga-se como os professores e técnicos avaliam o impacto do material produzido na aprendizagem e inclusão dos alunos com necessidades especiais. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas eficazes e desafios enfrentados na implementação dessa abordagem no contexto educacional específico estudado. As conclusões da pesquisa visam contribuir para o entendimento do potencial do movimento maker como uma abordagem pedagógica inclusiva e inovadora, destacando suas aplicações práticas e os desafios enfrentados.__ABSTRACT: This research aims to identify, understand, and document the use of the maker movement as a didactic tool by examining the group formed by the partnership between teachers and technicians from the Special Educational Needs Assistance Center (NAPNEE) of the Application School of the Federal University of Maranhão (COLUN/UFMA) and the Three-Dimensional Graphic Computing I course of the Design Program at UFMA. The study seeks to understand and analyze this movement, identifying how COLUN/NAPNEE teachers and technicians use its tools to produce educational materials. The method involves observing and recording the production of didactic materials for NAPNEE, evaluating their adequacy and effectiveness for the target audience. Additionally, it investigates how teachers and technicians assess the impact of the produced materials on the learning and inclusion of students with special needs. Expected results include identifying effective practices and challenges faced in implementing this approach in the specific educational context studied. The research conclusions aim to contribute to understanding the potential of the maker movement as an inclusive and innovative pedagogical approach, highlighting its practical applications and the challenges encountered.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectcultura maker;pt_BR
dc.subjectdesign inclusivo;pt_BR
dc.subjectacessibilidade;pt_BR
dc.subjectUFMA;pt_BR
dc.subjectmaker uclture;pt_BR
dc.subjectinclusive desig;pt_BR
dc.subjectaccessibility;pt_BR
dc.subjectUFMA.pt_BR
dc.titleCultura maker como ferramenta no processo de ensino: produção de material didático inclusivo para o NAPNEEpt_BR
dc.title.alternativeMaker culture as a tool in the teaching process: production of inclusive teaching material for NAPNEEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Design do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroHenriqueAraújo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.