Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Anália Alves da | - |
dc.contributor.author | MOURA, Amadeu Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T14:11:08Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T14:11:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8420 | - |
dc.description | This research is a qualitative study whose objective was to design one of the possible dialogues between scientific and mathematical knowledge and knowledge from the Maranhão countryside used in rice production by small farmers, in the Altos Gerais region of the municipality of Balsas-MA, aimed at the materialization of science and mathematics teaching contextualized in rural schools. It was produced during the discipline of Science and Mathematics Teaching Methodologies in Rural Schools, of the Degree in Rural Education - Natural Sciences and Mathematics course, in the year 2021. To this end, in addition to outlining a history of the region, we characterized rice production in focus, through interviews and observation, and we identified some of the scientific and mathematical knowledge that dialogues with this rural knowledge, such as physics and mathematics knowledge intrinsic to this activity. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo foi desenhar um dos diálogos possíveis entre saberes científicos e matemáticos e saberes do campo maranhense empregados na produção de arroz por pequenos agricultores, da região dos Altos Gerais do município de Balsas-MA, voltado para a materialização de um ensino de ciências e matemática contextualizado nas escolas do campo. Foi produzido durante a disciplina de Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática em Escolas do Campo, do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática, no ano de 2021. Para tanto, além de delinear um histórico da região, caracterizamos a produção de arroz em foco, por meio de entrevistas e observação, e identificamos alguns dos saberes científicos e matemáticos que dialogam com esses saberes do campo, a exemplo de conhecimentos de física e matemática intrínsecos à essa atividade. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo; | pt_BR |
dc.subject | Produção de Arroz; | pt_BR |
dc.subject | Saberes Campesinos; | pt_BR |
dc.subject | Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.subject | Rural Education; | pt_BR |
dc.subject | Rice Production; | pt_BR |
dc.subject | Peasant Knowledge; | pt_BR |
dc.subject | Science and Mathematics Education | pt_BR |
dc.title | SABERES TRADICIONAIS DO CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - A plantação de arroz na Comunidade Ásia (Balsas - MA) | pt_BR |
dc.title.alternative | TRADITIONAL KNOWLEDGE OF THE COUNTRYSIDE IN THE TEACHING OF SCIENCE AND MATHEMATICS - Rice planting in the Asian Community (Balsas - MA) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analia_e_Amadeu_FINAL.pdf | TCC de Graduação | 566,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.