Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Anália Alves da-
dc.contributor.authorMOURA, Amadeu Santos-
dc.date.accessioned2024-11-12T14:11:08Z-
dc.date.available2024-11-12T14:11:08Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8420-
dc.descriptionThis research is a qualitative study whose objective was to design one of the possible dialogues between scientific and mathematical knowledge and knowledge from the Maranhão countryside used in rice production by small farmers, in the Altos Gerais region of the municipality of Balsas-MA, aimed at the materialization of science and mathematics teaching contextualized in rural schools. It was produced during the discipline of Science and Mathematics Teaching Methodologies in Rural Schools, of the Degree in Rural Education - Natural Sciences and Mathematics course, in the year 2021. To this end, in addition to outlining a history of the region, we characterized rice production in focus, through interviews and observation, and we identified some of the scientific and mathematical knowledge that dialogues with this rural knowledge, such as physics and mathematics knowledge intrinsic to this activity.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo foi desenhar um dos diálogos possíveis entre saberes científicos e matemáticos e saberes do campo maranhense empregados na produção de arroz por pequenos agricultores, da região dos Altos Gerais do município de Balsas-MA, voltado para a materialização de um ensino de ciências e matemática contextualizado nas escolas do campo. Foi produzido durante a disciplina de Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática em Escolas do Campo, do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática, no ano de 2021. Para tanto, além de delinear um histórico da região, caracterizamos a produção de arroz em foco, por meio de entrevistas e observação, e identificamos alguns dos saberes científicos e matemáticos que dialogam com esses saberes do campo, a exemplo de conhecimentos de física e matemática intrínsecos à essa atividade.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectEducação do Campo;pt_BR
dc.subjectProdução de Arroz;pt_BR
dc.subjectSaberes Campesinos;pt_BR
dc.subjectEducação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subjectRural Education;pt_BR
dc.subjectRice Production;pt_BR
dc.subjectPeasant Knowledge;pt_BR
dc.subjectScience and Mathematics Educationpt_BR
dc.titleSABERES TRADICIONAIS DO CAMPO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - A plantação de arroz na Comunidade Ásia (Balsas - MA)pt_BR
dc.title.alternativeTRADITIONAL KNOWLEDGE OF THE COUNTRYSIDE IN THE TEACHING OF SCIENCE AND MATHEMATICS - Rice planting in the Asian Community (Balsas - MA)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática do Campus de Bacabal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analia_e_Amadeu_FINAL.pdfTCC de Graduação566,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.