Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8422
Título: | EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: revisão sistemática sobre práticas pedagógicas |
Título(s) alternativo(s): | BILINGUAL EDUCATION FOR DEAF PEOPLE IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: systematic review of pedagogical practices |
Autor(es): | BATISTA, Francisca Márcia da Silva |
Palavras-chave: | Pedagogia; Educação Especial; Educação bilíngue de surdos; Práticas Pedagógicas Pedagogy; Special Education; Bilingual education for the deaf; Pedagogical Practices |
Data do documento: | 12-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se situa no campo da educação bilíngue de surdos no Brasil e está pautada em problematizações sobre as práticas pedagógicas nesta modalidade de ensino. Buscamos apresentar como o tema é abordado na literatura científica da área, para tanto, desenvolvemos pesquisa qualitativa que se constituiu como um estudo de revisão sistemática da literatura, com o objetivo de identificar e descrever, com base nas produções científicas em nível de mestrado e doutorado, como as práticas pedagógicas tem se constituído nos anos iniciais do ensino fundamental no âmbito da educação bilíngue de surdos. A base de dados utilizada foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e os resultados apontam para baixo número de produções sobre o tema em níveis de mestrado e doutorado. A maioria das produções encontradas é oriunda de pesquisas realizadas em escolas de surdos e apresentam práticas pedagógicas exitosas em diferentes áreas do saber. Constatamos com esta pesquisa que nas produções científicas consultadas as práticas pedagógicas estão sendo usadas para melhorar a educação bilíngue de surdos. A presente pesquisa pode promover a realização de novos estudos sobre a temática, ampliando diversificando as bases de dados e envolvendo outros tipos de produções, como artigos científicos e publicações em anais de eventos. |
Descrição: | This course completion work is located in the field of bilingual education for the deaf in Brazil and is based on problematizations about pedagogical practices in this type of teaching. We seek to present how the topic is approached in the scientific literature in the area, to this end, we developed qualitative research that constitutes a systematic literature review study, with the objective of identifying and describing, based on scientific productions at master's and doctoral level , how pedagogical practices were established in the early years of elementary school within the scope of bilingual education for the deaf. The database used by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and the results point to a low number of productions on the topic at master's and doctoral levels. Most of the productions found come from research carried out in schools for the deaf and present successful pedagogical practices in different areas of knowledge. We found with this research that in the scientific productions consulted, pedagogical practices are being used to improve bilingual education for deaf people. This research can promote new studies on the topic, expanding and diversifying databases and involving other types of productions, such as scientific articles and publications on scientific event. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8422 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA MÁRCIA DA SILVA BATÍSTA.pdf | TCC de Graduação | 299,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.