Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8423
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | TEIXEIRA, Ana Beatriz Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T16:16:24Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T16:16:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8423 | - |
dc.description | The present research is entitled: Between theories and practices: the relevance of teacher training in special education on the agenda at the João Temístocles school, located in the municipality of Codó - MA. This research aims to understand the point of view of teachers at the João Temístocles School on the continuing education of teachers in the areas of Inclusive/Special Education. Through a questionnaire containing five subjective questions, which was prepared and applied to seven teachers, it was possible to analyze how necessary continuing education is for teachers in these areas, considering that most of the teachers of the João Temístocles School have in their classrooms, atypical children who need differentiated care. The main authors who theoretically guide this research are: Candau (2002), Fonseca (1995), Prado and Freire (2001), Sassaki (1997), Kassar (2011), Vasconcelos (1993), Bezerra (2019) and Freire (1996). All these authors cited here were of paramount importance for the elaboration of this qualitative and quantitative work. As a result, we point out that few teachers claim to have training in this area. With this, this research will also help teachers, readers interested in the theme and for the scientific environment, with regard to areas of teacher training. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por título: Entre teorias e práticas: a relevância da formação de professores/as na educação especial em pauta na escola João Temístocles, localizada no município de Codó - MA. Essa pesquisa tem por objetivo compreender o ponto de vista dos professores/as da Escola João Temístocles sobre a formação continuada de professores/as nas áreas de Educação Inclusiva/Especial. or meio de um questionário contendo cinco perguntas subjetivas, que foi elaborado e aplicado para sete professores/as, foi possível analisar o quanto é necessário a formação continuada para professores nessas áreas, tendo em vista que boa parte dos professores da Escola João Temístocles, tem em suas salas de aulas, crianças atípicas e que necessitam de cuidados diferenciados. Os principais autores que norteiam teoricamente essa pesquisa são: Candau (2002), Fonseca (1995), Prado e Freire (2001), Sassaki (1997), Kassar (2011), Vasconcelos (1993), Bezerra (2019) e Freire (1996). Todos esses autores aqui citados, foram de suma importância para a elaboração desse trabalho de cunho qualitativo e quantitativo. Como resultados, apontamos que poucos professores/as alegam ter capacitação nessa área. Com isso, essa pesquisa também ajudará professores/as, leitores/as interessados no tema e para o meio científico, no que tange a áreas de formação docente. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | educação especial; | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | formação continuada | pt_BR |
dc.subject | special education; | pt_BR |
dc.subject | inclusive education; | pt_BR |
dc.subject | continuing education | pt_BR |
dc.title | ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PAUTA NA ESCOLA JOÃO TEMÍSTOCLES | pt_BR |
dc.title.alternative | BETWEEN THEORIES AND PRACTICES: THE RELEVANCE OF TEACHER TRAINING IN SPECIAL EDUCATION ON THE AGENDA AT JOÃO TEMÍSTOCLES SCHOOL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA BEATRIZ ARAÚJO TEIXEIRA.pdf | TCC de Graduação | 623,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.