Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Ana Beatriz Araújo-
dc.date.accessioned2024-11-12T16:16:24Z-
dc.date.available2024-11-12T16:16:24Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8423-
dc.descriptionThe present research is entitled: Between theories and practices: the relevance of teacher training in special education on the agenda at the João Temístocles school, located in the municipality of Codó - MA. This research aims to understand the point of view of teachers at the João Temístocles School on the continuing education of teachers in the areas of Inclusive/Special Education. Through a questionnaire containing five subjective questions, which was prepared and applied to seven teachers, it was possible to analyze how necessary continuing education is for teachers in these areas, considering that most of the teachers of the João Temístocles School have in their classrooms, atypical children who need differentiated care. The main authors who theoretically guide this research are: Candau (2002), Fonseca (1995), Prado and Freire (2001), Sassaki (1997), Kassar (2011), Vasconcelos (1993), Bezerra (2019) and Freire (1996). All these authors cited here were of paramount importance for the elaboration of this qualitative and quantitative work. As a result, we point out that few teachers claim to have training in this area. With this, this research will also help teachers, readers interested in the theme and for the scientific environment, with regard to areas of teacher training.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por título: Entre teorias e práticas: a relevância da formação de professores/as na educação especial em pauta na escola João Temístocles, localizada no município de Codó - MA. Essa pesquisa tem por objetivo compreender o ponto de vista dos professores/as da Escola João Temístocles sobre a formação continuada de professores/as nas áreas de Educação Inclusiva/Especial. or meio de um questionário contendo cinco perguntas subjetivas, que foi elaborado e aplicado para sete professores/as, foi possível analisar o quanto é necessário a formação continuada para professores nessas áreas, tendo em vista que boa parte dos professores da Escola João Temístocles, tem em suas salas de aulas, crianças atípicas e que necessitam de cuidados diferenciados. Os principais autores que norteiam teoricamente essa pesquisa são: Candau (2002), Fonseca (1995), Prado e Freire (2001), Sassaki (1997), Kassar (2011), Vasconcelos (1993), Bezerra (2019) e Freire (1996). Todos esses autores aqui citados, foram de suma importância para a elaboração desse trabalho de cunho qualitativo e quantitativo. Como resultados, apontamos que poucos professores/as alegam ter capacitação nessa área. Com isso, essa pesquisa também ajudará professores/as, leitores/as interessados no tema e para o meio científico, no que tange a áreas de formação docente.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjecteducação especial;pt_BR
dc.subjecteducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.subjectspecial education;pt_BR
dc.subjectinclusive education;pt_BR
dc.subjectcontinuing educationpt_BR
dc.titleENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PAUTA NA ESCOLA JOÃO TEMÍSTOCLESpt_BR
dc.title.alternativeBETWEEN THEORIES AND PRACTICES: THE RELEVANCE OF TEACHER TRAINING IN SPECIAL EDUCATION ON THE AGENDA AT JOÃO TEMÍSTOCLES SCHOOLpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BEATRIZ ARAÚJO TEIXEIRA.pdfTCC de Graduação623,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.