Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8425
Título: | O Bumba Meu Boi No Currículo Escolar: Uma abordagem da questões étnico-raciais com a cultura popular |
Título(s) alternativo(s): | Bumba Meu Boi in the School Curriculum: An approach to ethnic-racial issues with popular culture |
Autor(es): | SOUSA, Sammia Karine Bezerra de |
Palavras-chave: | Bumba Meu Boi; Currículo; Étnico-Racial Bumba Meu Boi; Curriculum; Ethnic-Racial |
Data do documento: | 6-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Resumo: São analisados, neste trabalho, três planos de aula encontrados na Revista Nova Escola, que sugerem a inclusão da temática do Bumba Meu Boi no currículo escolar. Buscamos ao empreender as análises, mostrar como a inserção desse elemento da cultura popular, pode ser uma ferramenta para abordar as questões étnico-raciais e promover uma perspectiva pós- colonial e antirracista no currículo. Para isso, foram mobilizados aportes das teorias pós-críticas de currículo. |
Descrição: | Abstract: This paper analyzes three lesson plans found in the Nova Escola Magazine, which suggest the inclusion of the Bumba Meu Boi theme in the school curriculum. In undertaking the analyses, we seek to show how the inclusion of this element of popular culture can be a tool to address ethnic-racial issues and promote a post-colonial and anti-racist perspective in the curriculum. To this end, contributions from post-critical curriculum theories were mobilized. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8425 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAMMIA KARINE BEZERRA DE SOUSA.pdf | TCC de Graduação | 839,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.