Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8426
Título: CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UMA CARTOGRAFIA ÉTNICO-RACIAL NO MUSEU CASA DO TAMBOR DE CRIOULA
Título(s) alternativo(s): CURRICULUM, CULTURE AND ANTI-RACIST EDUCATION: AN ETHNIC-RACIAL CARTOGRAPHY AT THE CASA DO TAMBOR DE CRIOULA MUSEUM
Autor(es): SOUZA, Joerlison Roniere Farias
Palavras-chave: currículo;
museu;
étnico-raciais
curriculum;
museum;
ethnic-racial
Data do documento: 16-Ago-2024
Editor: UFMA
Resumo: Resumo: Adotamos a metodologia de pesquisa pós-critica para investigar o funcionamento do currículo-museu Casa do Tambor de Crioula. Ao mobilizar elementos da cartografia em nossa pesquisa, buscamos mapear os encontros possíveis de quatro artefatos culturais expostos no museu com as questões étnico-raciais. Desenvolvemos o argumento de que o currículo-museu Casa do Tambor de Crioula proporciona encontro da cultura com as questões étnico-raciais incitando a pensar desde uma perspectiva antirracista, pois incorpora elementos de valorização da cultura afro-brasileira.
Descrição: Abstract: We adopted the post-critical research methodology to investigate the functioning of the Casa do Tambor de Crioula museum-curriculum. By mobilizing elements of cartography in our research, we sought to map the possible encounters of four cultural artifacts exhibited in the museum with ethnic-racial issues. We developed the argument that the Casa do Tambor de Crioula museum-curriculum provides an encounter between culture and ethnic-racial issues, encouraging thinking from an anti-racist perspective, as it incorporates elements that value Afro-Brazilian culture.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8426
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOERLISON RONIERE FARIAS SOUZA.pdfTCC de Graduação2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.