Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8427
Título: EVASÃO E O RETORNO NA EJAI: Um estudo a partir da experiência de estágio na Unidade Escolar Municipal Pica-Pau em Codó/MA
Título(s) alternativo(s): DROPOUT AND RETURN IN EJAI: A study based on the internship experience at the Pica-Pau Municipal School Unit in Codó/MA
Autor(es): CUNHA, Emanuele Vieira
Palavras-chave: Educação de pessoas jovens;
adultas e idosas;
Inclusão social;
Evasão escolar;
Codó/MA
Education of young people;
adults and the elderly;
Social inclusion;
School dropout;
Codó/MA
Data do documento: 19-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: A pesquisa aborda as causas da evasão escolar e os fatores que motivam o retorno de estudantes à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) na cidade de Codó, Maranhão. Partindo da questão que fatores contribuem para a evasão e para o retorno na EJAI? Sobre esta lógica, definiu-se como objetivo geral: Compreender os fatores que contribuem para a evasão e para o retorno na EJAI. O estudo enfatizou a história, o desenvolvimento e o marco legal da EJAI, além de identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar e as motivações dos estudantes que optam por retomar seus estudos. A fundamentação teórica incluiu a análise de estudos relevantes como: Sergio Haddad e Maria Clara Di Pierro (2000); Moacir Gadotti e José Romão (2011); Paulo Freire (1983). A pesquisa também contemplou estudos de documentos oficiais da educação brasileira, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Pica-Pau, utilizando observações, questionários e entrevistas semiestruturadas com a professora e estudantes da turma 2º/3º ano da EJAI. Os resultados indicam que os principais fatores de evasão escolar incluem a necessidade de trabalho infantil, responsabilidades familiares, falta de valorização da educação por parte dos pais e questões socioeconômicas. Por outro lado, os motivos para o retorno aos estudos envolvem a busca por alfabetização, autonomia, inclusão social e melhoria das condições de vida. A análise dos dados revelou que, apesar dos desafios enfrentados, as/os estudantes demonstram uma forte determinação em continuar aprendendo. O estudo conclui que é necessário implementar ações concretas e políticas públicas que valorizem as vivências de estudantes da EJAI, além de investir em currículos dinâmicos e formações específicas para professores.
Descrição: This research addresses the causes of school dropout and the factors that motivate students to return to Youth, Adult and Elderly Education (EJAI) in the city of Codó, Maranhão. Starting from the question, what factors contribute to dropout and return to EJAI? Based on this logic, the general objective was defined as: Understanding the factors that contribute to dropout and return to EJAI. The study emphasized the history, development and legal framework of EJAI, in addition to identifying the factors that contribute to school dropout and the motivations of students who choose to return to their studies. The theoretical basis included the analysis of relevant studies such as: Sergio Haddad and Maria Clara Di Pierro (2000); Moacir Gadotti and José Romão (2011); Paulo Freire (1983). The research also included studies of official documents on Brazilian education, such as the 1988 Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases for National Education (LDB), Law No. 9,394/1996. Using a qualitative approach, the field research was conducted at the Pica-Pau Municipal School, using observations, questionnaires and semi-structured interviews with the teacher and students of the 2nd/3rd grade EJAI class. The results indicate that the main factors for school dropout include the need for child labor, family responsibilities, lack of appreciation for education by parents and socioeconomic issues. On the other hand, the reasons for returning to school involve the search for literacy, autonomy, social inclusion and improvement of living conditions. Data analysis revealed that, despite the challenges faced, students demonstrate a strong determination to continue learning. The study concludes that it is necessary to implement concrete actions and public policies that value the experiences of EJAI students, in addition to investing in dynamic curricula and specific training for teachers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8427
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELE VIEIRA CUNHA.pdfTCC de Graduação2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.