Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Cássia Vitória da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T17:11:44Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T17:11:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8428 | - |
dc.description | History shows us that for a long time women have experienced and still experience processes of exclusion in different social spaces, the university is one such example. Aspects involving family, work and pregnancy are some of the main reasons that contribute to young people leaving their studies. Faced with so many lives that pass through the University, the life of students who experience motherhood at the university is a challenge, both for the mothers who face various difficulties daily to reconcile the obligations between study and family, and for the university that needs to adapt the opposite realities. Therefore, the research focuses on trying to understand how student mothers in the Pedagogy Course, at the Federal University of Maranhão, Science Center of Codó, manage to reconcile motherhood with academic life. The research has the general objective of analyzing how students/mothers of the Pedagogy course at the Federal University of Maranhão on the Codó Campus conceive the relationship between motherhood and academic life. We carried out bibliographical research, considering authors such as: Donath (2017), Urpia (2009), Sampaio (2008), Bittencourt (2011), Thais Saalfeld (2019), Lauxen (2018), Paula (2009), Pereira and Passos (2007) and a field study with a qualitative approach, in which a questionnaire administered to four mother students from the Pedagogy Course was used as a data collection instrument, two from the 1st period and two from the 7th period. In the data analysis, it was possible to verify that student mothers face some difficulties in getting to classes because of their children, and that the family and university support network is of great importance so that they do not give up on their studies. We found from the results that student mothers face several challenges to remain in the academic environment, having children makes it difficult to fulfill the various academic demands. We also noticed the need for universities to search for strategies for the retention of university mothers, considering that universities still assume a timid and disjointed attitude towards the challenges faced by this target audience. | pt_BR |
dc.description.abstract | A História nos mostra que durante muito tempo a mulher vivenciou e ainda vivencia processos de exclusões em diferentes espaços sociais, a universidade é um desses exemplos. Aspectos envolvendo família, trabalho e gravidez são alguns dos principais motivos que contribuem para o afastamento de jovens dos estudos. Diante de tantas vidas que passam pela Universidade, a vida de estudantes que vivenciam a maternidade na universidade é um desafio, tanto para as mães que enfrentam diversas dificuldades diariamente para conciliar as obrigações entre o estudo e a família, quanto para a universidade que precisa se adequar as realidades opostas.. Portanto , a pesquisa tem como foco procurar entender como as discentes mães do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Codó, fazem para conseguir conciliar a maternidade com a vida acadêmica. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como as discentes/mães do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do Campus de Codó concebem a relação maternidade e vida acadêmica. Realizamos pesquisa bibliográfica, considerando autores (as) como: Donath (2017), Urpia (2009), Sampaio (2008), Bittencourt (2011), Thais Saalfeld (2019), Lauxen (2018), Paula (2009), Pereira e Passos (2007) e um estudo de campo com abordagem qualitativa, na qual se utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado com quatro discentes mães do Curso de Pedagogia, sendo duas do 1° período e duas do 7° período. Na análise de dados foi possível constatar que as discentes mães enfrentam algumas dificuldades para chegar até às aulas por conta dos filhos, e que a rede de apoio familiar e universitária é de grande importância para que elas não desistam dos seus estudos. Constatamos a partir dos resultados que as mães estudantes enfrentam vários desafios para permanecer no ambiente acadêmico, ter filhos dificulta a realização das diversas demandas acadêmica. Percebemos ainda, a necessidade da busca por estratégias para a permanência de mães universitárias por parte das universidades, considerando que a mesma ainda assume uma atitude tímida e desarticulada frente aos desafios enfrentados por esse público-alvo. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Maternidade; | pt_BR |
dc.subject | Vida acadêmica; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia; | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | Maternity; | pt_BR |
dc.subject | Academic life; | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy; | pt_BR |
dc.subject | University | pt_BR |
dc.title | MATERNIDADE E VIDA ACADÊMICA: concepções construídas a partir das discentes/mães do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Codó | pt_BR |
dc.title.alternative | MOTHERHOOD AND ACADEMIC LIFE: concepts constructed from students/mothers of the Pedagogy Course at the Federal University of Maranhão, Codó Campus | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CÁSSIA VITÓRIA DA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 360,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.