Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8430
Título: MULHERES QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU DE CODÓ: REFLEXÕES SOBRE SUAS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM
Título(s) alternativo(s): WOMEN BABASSU COCONUT BREAKERS FROM CODÓ: REFLECTIONS ON THEIR LEARNING NEEDS
Autor(es): MELO, Vilmara da Silva de
Palavras-chave: Educação de Jovens;
Adultos e Idosos;
Quebradeiras de coco babaçu;
Necessidade de aprendizagens
Youth;
Adult and Elderly Education;
Babassu coconut Breakers;
Learning needs
Data do documento: 12-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: A Educação é concebida como direito social de todos, independentemente de quaisquer diversidades sociais, religiosas, de gênero, de condição social ou de etnia racial, com caráter gratuito e público. Porém mesmo estando no século XXI, hoje no Brasil existe uma parcela da população que fica à margem desse processo formativo, geralmente pessoas pertencentes a classe baixa que lutam pela subsistência como as Quebradeiras de coco babaçu, público-alvo desta pesquisa. O estudo busca investigar quais são as necessidades de aprendizagens das mulheres Quebradeiras de coco babaçu que participam da Associação Comunitária dos Trabalhadores no Beneficiamento do Babaçu (ACTBB) localizada no bairro Codó Novo, na cidade de Codó do Maranhão. Tendo assim, como objetivo geral analisar as necessidades de aprendizagens das Quebradeiras de coco babaçu ACTBB em Codó. E como objetivos específicos: debater a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) enquanto direito constitucional, identificar os desafios vivenciados pelas Quebradeiras em permanecer na escola e conhecer quais são os interesses de aprendizagens das Quebradeiras. Logo, procurou-se tratar da temática por meio de uma abordagem qualitativa, na qual o primeiro passo foi a realização de uma revisão teórica com os seguintes autores: Haddad e Di Pierro (2000), Strelhow (2010), Braga e Mazzeu (2017), Freire (1967, 1989, 1996), Testoni e Belther (2022), entre outros. Além de verificar documentos normativos e constitucionais que regulam a EJAI no país, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Seguindo da aplicação de uma entrevista individual, com 12 integrantes da ACTBB. Por fim, a análise dos dados permitiu captar, um dos elementos que as conectam, que é a violação do direito ao ensino. Pois, essas mulheres fazem parte da população que enfrentam dificuldades para iniciar ou dar continuidade aos estudos. Tal como elas destacaram; a conciliação entre trabalho e estudos, os múltiplos papeis que desempenham por ser mulher, a desigualdade social e econômica etc. No entanto, a maioria afirmou terem interesse em obter esse direito. Em suas falas verificou-se as suas motivações e necessidades de aprendizagem no processo de escolarização, em especial a aquisição das habilidades de leitura e de escrita.
Descrição: Education is conceived as a social right for all, regardless of any social, religious, gender, social or racial diversity, and is free and public. However, even though we are in the 21st century, today in Brazil there is a portion of the population that remains on the margins of this training process, generally people belonging to the lower classes who struggle for subsistence, such as the babassu coconut breakers, the target audience of this research. The study seeks to investigate the learning needs of women babassu coconut breakers who participate in the Community Association of Babassu Processing Workers (ACTBB) located in the Codó Novo neighborhood in the city of Codó, Maranhão. The general objective is to analyze the learning needs of ACTBB babassu coconut breakers in Codó. And as specific objectives: to debate Youth, Adult and Elderly Education (EJAI) as a constitutional right, to identify the challenges experienced by the breakers in staying in school and to find out what the breakers' learning interests are. Therefore, we sought to address the issue through a qualitative approach, in which the first step was to carry out a theoretical review with the following authors: Haddad and Di Pierro (2000), Strelhow (2010), Braga and Mazzeu (2017), Freire (1967, 1989, 1996), Testoni and Belther (2022), among others. In addition to checking normative and constitutional documents that regulate the EJAI in the country, such as the Education Guidelines and Bases Law (LDB). This was followed by an individual interview with 12 ACTBB members. Finally, the analysis of the data made it possible to capture one of the elements that connect them, which is the violation of the right to education. These women are part of the population who face difficulties in starting or continuing their studies. As they pointed out: reconciling work and studies, the multiple roles they play as women, social and economic inequality, etc. However, the majority said they were interested in obtaining this right. Their statements revealed their motivations and learning needs in the schooling process, especially the acquisition of reading and writing skills.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8430
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILMARA DA SILVA DE MELO.pdfTCC de Graduação1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.