Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8431
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES, Francisca Girlane da Cruz-
dc.date.accessioned2024-11-12T17:31:25Z-
dc.date.available2024-11-12T17:31:25Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8431-
dc.descriptionThis study is the conduction of a proposal that was presented in 2019 to the Specialization Course in Portuguese Language and Mathematics in Elementary Education, at the Federal University of Maranhão/Campus Codó. It is justified by the difficulty that students and teachers have with Mathematics. The objective of this study is to analyze the contribution of Mathematical Modeling to the teaching of Mathematics based on a practice with the theme of food waste. We consider this study to have a qualitative approach, as the data obtained is not aimed at numbers, but rather at a significant result, where there is learning for the subjects involved. The research universe included 13 students from the Shekinh Reinforcement School, located in Codó-MA. Among the authors behind this research we have a precursor of Modeling in the Brazilian educational context, Bassanezi (2004); Barbosa (2004); Barrozo (2017), the latter, selected for using modeling in teaching contexts. The modeling activities provided student interest and participation in the tasks. MODEM fulfilled the role of an environment that motivates and invites you to participate in the tasks that were carried out at Reinforcement Shekinah. In this sense, modeling contributed significantly to student learning and changed the teacher/researcher's way of teaching.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é a condução de uma proposta que foi apresentada no ano de 2019 ao Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, da Universidade Federal do Maranhão/Campus Codó. Ele justifica-se pela dificuldade que alunos e professores têm com Matemática. O objetivo deste estudo é analisar a contribuição da Modelagem Matemática para o ensino da Matemática a partir de uma prática com o tema desperdício alimentar. Consideramos este estudo de abordagem qualitativa, pois os dados obtidos não objetivam números, sim um resultado significativo, onde haja aprendizagem dos sujeitos envolvidos. O universo da Pesquisa contemplou 13 alunos da Escola de Reforço Shekinah, localizada em Codó-MA. Entre os autores que fundamentam esta pesquisa temos um precursor da Modelagem no contexto educacional brasileiro, Bassanezi (2004); Barbosa (2004); Barrozo (2017), estes últimos, selecionados por fazerem uso da modelagem em contextos de ensino. As atividades com modelagem proporcionaram interesse e participação dos alunos nas tarefas. A MODEM cumpriu o papel de ambiente que motiva e convida a participar das tarefas que foram realizadas no Reforço Shekinah. Neste sentido, a modelagem contribuiu significativamente para o aprendizado dos alunos e modificou a forma de ensinar da professora/pesquisadora.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectModelagem Matemática;pt_BR
dc.subjectInteresse;pt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectLearning;pt_BR
dc.subjectMathematical Modeling;pt_BR
dc.subjectInterest;pt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: Um estudo sobre desperdício alimentar.pt_BR
dc.title.alternativeMATHEMATICAL MODELING AS A LEARNING ENVIRONMENT: A study on food wastept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA GIRLANE DA CRUZ ALVES.pdfTCC de Graduação860,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.