Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8432
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARDOSO, Ana Carolina Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T17:42:52Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T17:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8432 | - |
dc.description | The educational practice in non-school spaces is of fundamental importance for subjects who live in society and who somehow did not have the opportunity to enter an educational institution. For this reason, Social Pedagogy, linked to an integrative education, stands out for being a science whose objective is to promote social inclusion, proposing methodologies and learning techniques that contemplate human groups at risk of social vulnerability. The motivation for the research comes from the question: what contributions has Social Pedagogy provided to non-school environments? And as a general objective, analyze the contributions of Social Pedagogy in non-school environments.The specific objectives are: to highlight Social Pedagogy as a liberating pedagogical practice; understand the relevance of the pedagogue in non-school environments; reflect on the role of Social Education for citizenship formation. The research was conducted through a literature review, using exponents such as: Caliman (2009); Freire (1996); Libâneo (2001); Scheibe (2007) and Cabanas (1997). The study in question is qualitative in nature, and data were collected through a questionnaire containing four questions. The data constructed during the research underwent an interpretative analysis. One of the main objectives achieved in the research was to know the work performed by the pedagogues who work in the places of the field research, such as: Codó Prison Unit; São Pio Elderly Home and PLAN International, especially the difficulties faced by teachers in these spaces. Finally, the purpose of this research is to strengthen our scientific knowledge about the various fields of activity of the pedagogue. We conclude that Social Pedagogy in non-school spaces provides significant contributions to the democratization of education. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática educativa em espaços não escolares é de fundamental importância para os sujeitos que vivem em sociedade e que de alguma forma não tiveram a oportunidade de adentrar em uma instituição de ensino. Por esse fator, a Pedagogia Social atrelada a uma educação integrativa, se destaca por ser uma ciência cujo objetivo é promover a inclusão social, propondo metodologias e técnicas de aprendizagem que contemplem grupos humanos com risco de vulnerabilidade social. A motivação para a pesquisa advém do questionamento: que contribuições a Pedagogia Social tem proporcionado aos ambientes não escolares? E como objetivo geral, analisar as contribuições da Pedagogia Social em ambientes não escolares. Os objetivos específicos são: evidenciar a Pedagogia Social como uma prática pedagógica libertadora; compreender a relevância da/o pedagoga/o em ambientes não escolares; refletir sobre o papel da Educação Social para a formação cidadã. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando expoentes como: Caliman (2009); Freire (1996); Libâneo (2001); Scheibe (2007) e Cabanas (1997). O estudo em questão, é de natureza qualitativa, e os dados foram coletados por meio de um questionário contendo quatro perguntas. Os dados construídos durante a pesquisa passaram por uma análise interpretativa. Um dos principais objetivos alcançados na pesquisa, foi conhecer o trabalho desempenhado pelas/os pedagogas/os que atuam nos locais da pesquisa de campo, tais como: Unidade Prisional de Codó; Casa de Idosos São Pio e PLAN Internacional, sobretudo, das dificuldades enfrentadas pelas/os professoras/es nesses espaços. Por fim, a finalidade desta pesquisa, justifica-se em fortalecer o nosso conhecimento científico sobre os vários campos de atuação da/o pedagoga/o. Concluímos que a Pedagogia Social em espaços não escolares proporciona contribuições significativas para a democratização da educação. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Social; | pt_BR |
dc.subject | Espaços não escolares; | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade Social; | pt_BR |
dc.subject | Democratização da Educação | pt_BR |
dc.subject | Social Pedagogy; | pt_BR |
dc.subject | Non-school spaces; | pt_BR |
dc.subject | Social Vulnerability; | pt_BR |
dc.subject | Democratization of Education | pt_BR |
dc.title | A Pedagogia Social em espaços não escolares e a luta pela democratização da educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Social Pedagogy in non-school spaces and the fight for the democratization of education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA CAROLINA CRUZ CARDOSO.pdf | TCC de Graduação | 598,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.