Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8433
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FREIRE, Gisele Sena | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T17:49:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T17:49:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8433 | - |
dc.description | The current research addresses the relevance of introducing literature in the early grades for literacy and reading development in a municipal public school in the city of Codó/MA. Literature plays a fundamental role in the educational process, significantly contributing to the development of students’ skills and competencies at all ages. Exposure to a variety of words and sentence structures enriches students’ vocabulary and improves text comprehension. The research question guiding this study is: how can literature contribute to the process of literacy and reading development in the early years of elementary school? From this perspective, the general objective of this study is to analyze the contributions of literature to the process of literacy and reading development in the early years of elementary school. The work was divided into five stages for better understanding, dividing the study into relevant topics on the subject with the main authors such as Rodrigues (2022), Ribeiro (2003), and Monteiro (2015). Data collection occurred through semi- structured interviews, allowing flexible and adaptable dialogue between the interviewer and interviewees. Two teachers, randomly chosen, who teach second- grade classes to nine-year-old children, were interviewed. The school faces many obstacles regarding its main objective: literacy and reading development of students, whether due to infrastructure or other adjacent problems. Literacy and reading development depend not only on the pedagogical practices of the teacher in the classroom but on an entire apparatus to support teaching. Through the studies conducted, it was possible to observe that research on this topic can significantly contribute to new teaching possibilities in the school environment. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa atual aborda a relevância da introdução da literatura nas séries iniciais em prol da alfabetização e letramento em uma escola pública municipal da cidade de Codó/MA. A literatura desempenha papel fundamental no processo da educação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes em todas as idades. A exposição a uma variedade de palavras e estruturas de frases enriquece o vocabulário do(a)s estudantes e melhora a compreensão textual. A questão de pesquisa que orienta esse estudo é: como a literatura pode contribuir para o processo da alfabetização e letramento nos primeiros nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Sob essa perspectiva, o objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições da literatura no processo da alfabetização e letramento nos primeiros nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho foi divido em 05 etapas para melhor entendimento, dividindo o estudo em tópicos relevantes sobre o tema com as principais autoras como: Rodrigues (2022), Ribeiro (2003) e Monteiro (2015). A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo um diálogo flexível e adaptável entre entrevistadora e entrevistadas. Foram entrevistadas duas professoras, escolhidas aleatoriamente, que ministram aulas para turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, destinadas a crianças com nove anos de idade. A escola, quanto ao ensino-aprendizagem, possui muitos obstáculos em relação ao seu principal objetivo: alfabetização e letramento de estudantes, quer seja a infraestrutura, ou por outros problemas adjacentes. A alfabetização e letramento, não dependem apenas das práticas pedagógicas da/o docente em sala de aula, mas de todo um aparato para dar suporte ao ensino. Através dos estudos realizados, foi possível observar que pesquisas sobre esse tema podem contribuir significativamente para novas possibilidades de ensino no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil; | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização; | pt_BR |
dc.subject | Séries Iniciais; | pt_BR |
dc.subject | Letramento e Codó/MA | pt_BR |
dc.subject | Children’s Literature; | pt_BR |
dc.subject | Literacy; | pt_BR |
dc.subject | Early Grades; | pt_BR |
dc.subject | Reading Skills and Codó - MA | pt_BR |
dc.title | LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA COMUNITÁRIA CODÓ NOVO EM CODÓ/MA | pt_BR |
dc.title.alternative | CHILDREN'S LITERATURE, LITERACY AND LITERACY IN THE INITIAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: A STUDY CONDUCTED AT THE CODÓ NOVO COMMUNITY SCHOOL IN CODÓ/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GISELE SENA FREIRE.pdf | TCC de Graduação | 791,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.