Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8434
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ASSIS, Sayure Muniz de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T17:55:02Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T17:55:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8434 | - |
dc.description | Playing is fundamental for children to develop, it is in the act of playing that they discover the world, interact and fit into the social context. Nowadays, many people imagine that playing only serves to distract children, not taking into account that it is a necessity and it is their right, which is stated in the Child and Adolescent Statute, Article No. 16. This article deals with an (auto)biographical narrative in education and shows the importance of interactions and the processes of learning through playing mediated by the narrative writing of my childhood. In addition to some excerpts from narratives, it was necessary to delve deeper into readings by scholars such as Bueno (2010), Khishimoto (1994), Oliveira (2000), Passegi (2011), Rocha (2017), Vygotsky (1991) among others. | pt_BR |
dc.description.abstract | O brincar é fundamental para as crianças se desenvolverem, é no ato de brincar que elas descobrem o mundo, interagem e se inserem no contexto social. Hoje em dia, muitas pessoas imaginam que a brincadeira serve apenas para distrair as crianças, não levando em consideração que é uma necessidade e é o direito que ela tem, que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigo n°16. O presente artigo trata de uma narrativa (auto) biográfica em educação e mostra a importância das interações e do processos de aprender pelo brincar mediatizados pela escrita narrativa de minha infância, os instrumentos de pesquisa utilizados foram a escrita narrativa, memória e diário de pesquisa. Além de alguns trechos de narrativas, foi necessário aprofundar em leituras de estudiosos, como Bueno (2010), Kishimoto (1994), Oliveira (2000), Passegi (2011), Rocha (2017), Vygotsky (1991) entre outros, a partir da escrita desse artigo vimos que a criança aprende enquanto brinca. A brincadeira se faz presente e acrescenta elementos muito importantes ao relacionamento com as pessoas. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Brincar; | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil; | pt_BR |
dc.subject | Narrativa(auto)biográfica | pt_BR |
dc.subject | Playing; | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education; | pt_BR |
dc.subject | (auto)biographical narrative | pt_BR |
dc.title | Memórias de Crianças na Educação Infantil: um relato (auto) biográfico das interações e dos processos de aprender pelo brincar | pt_BR |
dc.title.alternative | Memories of Children in Early Childhood Education: an (auto)biographical account of interactions and learning processes through play | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SAYURE MUNIZ DE ASSIS.pdf | TCC de Graduação | 694,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.