Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8434
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorASSIS, Sayure Muniz de-
dc.date.accessioned2024-11-12T17:55:02Z-
dc.date.available2024-11-12T17:55:02Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8434-
dc.descriptionPlaying is fundamental for children to develop, it is in the act of playing that they discover the world, interact and fit into the social context. Nowadays, many people imagine that playing only serves to distract children, not taking into account that it is a necessity and it is their right, which is stated in the Child and Adolescent Statute, Article No. 16. This article deals with an (auto)biographical narrative in education and shows the importance of interactions and the processes of learning through playing mediated by the narrative writing of my childhood. In addition to some excerpts from narratives, it was necessary to delve deeper into readings by scholars such as Bueno (2010), Khishimoto (1994), Oliveira (2000), Passegi (2011), Rocha (2017), Vygotsky (1991) among others.pt_BR
dc.description.abstractO brincar é fundamental para as crianças se desenvolverem, é no ato de brincar que elas descobrem o mundo, interagem e se inserem no contexto social. Hoje em dia, muitas pessoas imaginam que a brincadeira serve apenas para distrair as crianças, não levando em consideração que é uma necessidade e é o direito que ela tem, que consta no Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigo n°16. O presente artigo trata de uma narrativa (auto) biográfica em educação e mostra a importância das interações e do processos de aprender pelo brincar mediatizados pela escrita narrativa de minha infância, os instrumentos de pesquisa utilizados foram a escrita narrativa, memória e diário de pesquisa. Além de alguns trechos de narrativas, foi necessário aprofundar em leituras de estudiosos, como Bueno (2010), Kishimoto (1994), Oliveira (2000), Passegi (2011), Rocha (2017), Vygotsky (1991) entre outros, a partir da escrita desse artigo vimos que a criança aprende enquanto brinca. A brincadeira se faz presente e acrescenta elementos muito importantes ao relacionamento com as pessoas.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectBrincar;pt_BR
dc.subjectEducação Infantil;pt_BR
dc.subjectNarrativa(auto)biográficapt_BR
dc.subjectPlaying;pt_BR
dc.subjectEarly Childhood Education;pt_BR
dc.subject(auto)biographical narrativept_BR
dc.titleMemórias de Crianças na Educação Infantil: um relato (auto) biográfico das interações e dos processos de aprender pelo brincarpt_BR
dc.title.alternativeMemories of Children in Early Childhood Education: an (auto)biographical account of interactions and learning processes through playpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAYURE MUNIZ DE ASSIS.pdfTCC de Graduação694,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.