Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8435
Título: | A Ludicidade no Estágio Supervisionado: Narrativas da Aprendizagem na Formação Inicial em Pedagogia |
Título(s) alternativo(s): | Playfulness in Supervised Internship: Narratives of Learning in Initial Pedagogy Training |
Autor(es): | ARAÚJO, Gardênia Silva de |
Palavras-chave: | Educação Infantil; Ludicidade; Narrativas Early Childhood Education; Playfulness; Narratives |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | O processo educacional escolar inicia-se na educação infantil com as crianças desenvolvendo suas capacidades cognitivas, aprendendo a conviver com o outro, compartilhar momentos, brinquedos e objetos. Este trabalho tem como objetivos, discutir a importância da ludicidade na aprendizagem infantil; compreender como os jogos e brincadeiras facilitam a aprendizagem e narrar as experiências obtidas por meio dos estágios supervisionados obrigatórios com a aplicabilidade da ludicidade. Para enriquecer esta pesquisa, utilizamos da minha própria experiência como estudante de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de Codó, durante o período de estágio da educação infantil e como professora da educação infantil em uma instituição pública de ensino, no qual descreverei aqui o relato das minhas vivências durante o estágio. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, narrativas (auto)biográficas e ideias de autores como Kishimoto (2020); o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI, 1998), Morais e Bragança (2021), Anna e Nascimento (2011, p.20). Relatamos intervenções como a música, canções e produções, diante disso, concluímos que a ludicidade é importante no processo de ensino e aprendizagem, que, trabalhar de forma lúdica facilita novas descobertas que leva ao conhecimento, as aulas se tornam prazerosas ao mesmo tempo que acelera a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. |
Descrição: | Discuss the importance of playfulness in children's learning; understand how games and games facilitate learning and narrate the experiences obtained through mandatory supervised internships with the applicability of playfulness. To enrich this research, we used my own experience as a pedagogy student at the Federal University of Maranhão, Codó Science Center, during the early childhood education internship period and as an early childhood education teacher at a public educational institution, in which I will describe Here I describe my experiences during the internship. We carried out bibliographical, qualitative research, (auto)biographical narratives and ideas from authors such as Kishimoto (2020); the National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI, 1998), Morais and Bragança (2021), Anna and Nascimento (2011, p.20). We report interventions such as music, songs and productions, in view of this, we conclude that playfulness is important in the teaching and learning process, that working in a playful way facilitates new discoveries that lead to knowledge, classes become pleasurable while accelerating student learning and development. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8435 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gardênia Silva de Araújo.pdf | TCC de Graduação | 793,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.