Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MACIEL, Odair Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:05:45Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:05:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8436 | - |
dc.description | Contemporary times witness notable progress in the recognition and appreciation of inclusive education as a primary issue, both in academia and in the social sphere. In the Brazilian context, this discussion takes on even greater importance, given the presence of profound socioeconomic and cultural inequalities. Therefore, the discussion about inclusive pedagogical practices in Brazil is not only a matter of social justice, but also an imperative for the advancement and strengthening of our society as a whole. In this context, teacher training plays a role in meeting educational demands, especially within the scope of inclusive and Special Education. This study aims to investigate the relevance of teacher training in the area of Inclusive and Special Education at the Faustina Araújo teaching unit, located in the Municipality of Timbiras - MA, seeking to understand the articulations between theories and practices in the contemporary educational context, based on methodology with qualitative and quantitative approaches, where the main theoretical currents and pedagogical practices related to Inclusive and Special Education will be explored. Quantitative field research was carried out, through the application of a questionnaire with teachers, to investigate their perception in relation to the training received and the inclusive practices developed at the Faustina Araújo teaching unit. This study will not only contribute to the advancement of academic knowledge on teacher training in the area of inclusive and Special Education, but it will also be able to provide practical subsidies to improve educational policies and practices aimed at school inclusion. | pt_BR |
dc.description.abstract | A contemporaneidade presencia um avanço no reconhecimento e na valorização da educação inclusiva como uma questão primordial, tanto no meio acadêmico quanto na esfera social. No contexto brasileiro, essa discussão assume uma importância ainda maior, dada a presença de profundas desigualdades socioeconômicas e culturais. Portanto, a discussão sobre práticas pedagógicas inclusivas no Brasil não é apenas uma questão de justiça social, mas também um imperativo para o avanço e fortalecimento de nossa sociedade como um todo. Nesse contexto, a formação docente assume um papel para atender às demandas educacionais, especialmente no âmbito da Educação Inclusiva e Especial. Este estudo investiga a relevância da formação docente na área da Educação Inclusiva e Especial na unidade de ensino Faustina Araújo, localizado no Município de Timbiras - MA, buscando compreender as articulações teórico-práticas no contexto educacional contemporâneo. Baseado em metodologia com abordagens qualitativas e quantitativas, em queserão exploradas as principais correntes teóricas e práticas pedagógicas relacionadas à Educação Inclusiva e Especial, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa, por meio da aplicação de um questionário com os docentes, para investigar a percepção deles em relação à formação recebida e às práticas inclusivas desenvolvidas na unidade de ensino Faustina Araújo. Este estudo não apenas contribuirá para o avanço do conhecimento acadêmico sobre a formação docente na área da Educação Inclusiva e Especial, mas também poderá fornecer subsídios práticos para aprimorar as políticas e práticas educacionais voltadas para a inclusão escolar. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | educação inclusiva; | pt_BR |
dc.subject | formação de professores; | pt_BR |
dc.subject | educação especial | pt_BR |
dc.subject | inclusive education; | pt_BR |
dc.subject | teacher training; | pt_BR |
dc.subject | special education | pt_BR |
dc.title | ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM PAUTA NA UNIDADE DE ENSINO FAUSTINA ARAÚJO | pt_BR |
dc.title.alternative | BETWEEN THEORIES AND PRACTICES: THE RELEVANCE OF TEACHER TRAINING IN SPECIAL EDUCATION ON THE AGENDA AT THE FAUSTINA ARAÚJO TEACHING UNIT | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ODAIR LIMA MACIEL.pdf | TCC de Graduação | 367,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.