Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8437
Título: O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O papel do professor na construção do conhecimento crítico e reflexivo dos alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Título(s) alternativo(s): THE USE OF EXPERIMENTATION IN SCIENCE TEACHING: The role of the teacher in the construction of critical and reflective knowledge of 5th grade elementary school students.
Autor(es): SILVA, Naiza dos Reis
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
Experimentação;
Alfabetização Científica;
Aprendizagem
Science Teaching;
Experimentation;
Scientific Literacy;
Learning
Data do documento: 24-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: Resumo: A pesquisa tem como foco investigar sobre o uso da experimentação no ensino de Ciências. Pretende discutir como o professor através do uso da experimentação, pode contribuir para construção do conhecimento crítico e reflexivo dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Pica Pau em Codó/MA. O estudo tem como objetivo geral analisar o uso da experimentação científica no ensino de Ciências nas turmas do 5º ano do ensino fundamental da Escola Pica Pau, do município de Codó/MA. Como objetivos específicos elencamos: compreender a importância da experimentação e da Alfabetização Científica para o ensino de Ciências; discutir sobre o papel do professor na construção do conhecimento crítico e reflexivo no ensino de Ciências; analisar as percepções dos professores do 5º ano do ensino fundamental da Escola Pica Pau sobre o uso da experimentação e importância da Alfabetização Científica no Ensino de Ciências. Optamos pela abordagem qualitativa, a qual foi iniciada com a fundamentação teórica utilizando os seguintes autores: Gomes (2019); Krasilchik (2000); Oliveira (2010); Pinheiro (2022); Souza (2013); Delizoicov e Lorenzetti (2001); Sasseron e Carvalho (2011), entre outros. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Pica Pau, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário que foi aplicado com três professores. Nas pesquisas desenvolvidas foi possível perceber que o uso da experimentação na perspectiva da alfabetização científica, contribui significativamente para a construção de argumentação e reflexão científica no ensino de Ciências, como ainda, potencializa a construção de processos de socialização entre professores e alunos e alunos e alunos. A presente pesquisa demonstra que a Alfabetização Científica é uma proposta de ensino que visa promover aos alunos uma formação cidadã, onde eles saibam relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula com sua realidade em que estão inseridos de forma contextualizada. A pesquisa de campo revelou que embora seja lançada sobre os professores a responsabilidade da promoção da alfabetização científica, essa tarefa é de uma coletividade, se faz necessário o apoio institucional e a implementação de processos formativos voltados para o ensino de Ciências.
Descrição: Abstract: The research focuses on investigating the use of experimentation in Science teaching. It intends to discuss how the teacher, through the use of experimentation, can contribute to the construction of critical and reflective knowledge of 5th grade elementary school students at Escola Pica Pau in Codó/MA. The study's general objective is to analyze the use of scientific experimentation in Science teaching in 5th grade elementary school classes at Escola Pica Pau, in the city of Codó/MA. As specific objectives, we list: understanding the importance of experimentation and Scientific Literacy for Science teaching; discussing the role of the teacher in the construction of critical and reflective knowledge in Science teaching; analyzing the perceptions of 5th grade elementary school teachers at Escola Pica Pau about the use of experimentation and the importance of Scientific Literacy in Science Teaching. We chose the qualitative approach, which was initiated with the theoretical foundation using the following authors: Gomes (2019); Krasilchik (2000); Oliveira (2010); Pinheiro (2022); Souza (2013); Delizoicov and Lorenzetti (2001); Sasseron and Carvalho (2011), among others. The field research was carried out at Escola Pica Pau, using a questionnaire applied to three teachers as a data collection instrument. In the research developed, it was possible to perceive that the use of experimentation from the perspective of scientific literacy contributes significantly to the construction of scientific argumentation and reflection in the teaching of Sciences, as well as enhancing the construction of socialization processes between teachers and students and students and students. This research demonstrates that Scientific Literacy is a teaching proposal that aims to promote citizenship training in students, where they know how to relate the content learned in the classroom to their reality in which they are inserted in a contextualized way. The field research revealed that although the responsibility for promoting scientific literacy is placed on teachers, this task is a collective one, requiring institutional support and the implementation of training processes aimed at teaching Sciences.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8437
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIZA DOS REIS SILVA.pdfTCC de Graduação404,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.