Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8438
Título: | MATERNIDADE E VIDA ACADÊMICA: DESAFIOS DE MÃES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA/CODÓ |
Título(s) alternativo(s): | MOTHERHOOD AND ACADEMIC LIFE: CHALLENGES FOR MOTHERS IN THE PEDAGOGY COURSE AT UFMA/CODÓ |
Autor(es): | SILVA, Elivane de Sousa da |
Palavras-chave: | Maternidade; Vida Acadêmica; Curso de Pedagogia; Codó/MA Maternity; Academic Life; Pedagogy Course; Codó/MA |
Data do documento: | 19-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade apresentar os desafios de mães discentes na sua trajetória universitária, na Universidade Federal do Maranhão Campus/Codó/MA, com intuito de refletir sobre as dificuldades de mães em conciliar maternidade e vida acadêmica, a pesquisa parte da seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados por mães-discentes do curso de Pedagogia da UFMA/Codó em conciliar maternidade e vida acadêmica? Tem como objetivo geral analisar os principais desafios enfrentados por mães-discentes do Curso de Pedagogia da UFMA/Codó em conciliar maternidade e vida acadêmica. Desse modo delineou-se os seguintes objetivos específicos: I identificar as principais dificuldades de mães-discentes em conciliar maternidade e vida acadêmica; II. descrever as estratégias utilizadas pelas mães-discentes para conciliar suas responsabilidades acadêmicas e maternas. O referencial teórico dessa pesquisa baseia-se em Costa (2011), Correia (1988), Barros (2021) entre outros(as), que traz reflexões acerca do tema abordado. Desse modo a metodologia, trata de uma pesquisa qualitativa exploratória, está pautado também em uma pesquisa bibliográfica e de campo, no qual foi realizado um questionário com 5 mães do 8º período do curso de Pedagogia. Dentre os resultados relevantes constatou-se que os principais desafios: falta de apoio para cuidar dos filhos(as), a falta de tempo para se dedicar os estudos, devido à sobrecarga de muitas tarefas para conciliar. Por fim, os desafios enfrentados por mães-universitárias são relevantes, sendo preciso que seja adotado novas políticas dentro do ambiente acadêmico, tornando o espaço equitativo e acessível para essas mães. |
Descrição: | This article aims to present the challenges of student mothers in their university career, at the Federal University of Maranhão Campus/Codó/MA, with the aim of reflecting on the difficulties faced by mothers in reconciling motherhood and academic life. The research starts from the following question: What are the main challenges faced by mothers-students of the Pedagogy course at UFMA/Codó in reconciling motherhood and academic life? Its general objective is to analyze the main challenges faced by mothers-students of the Pedagogy Course at UFMA/Codó in reconciling motherhood and academic life. In this way, the following specific objectives were outlined: I identify the main difficulties of mother-students in reconciling motherhood and academic life; II. describe the strategies used by student mothers to reconcile their academic and maternal responsibilities. The theoretical framework of this research is based on Costa (2011), Correia (1988), Barros (2021) among others, which brings reflections on the topic addressed. Thus, the methodology, which deals with exploratory qualitative research, is also based on bibliographical and field research, in which a questionnaire was carried out with 5 mothers from the 8th period of the Pedagogy course. Among the relevant results, the main challenges were: lack of support to take care of children, lack of time to dedicate to studies, due to the overload of many tasks to juggle. Finally, the challenges faced by student mothers are relevant, requiring the adoption of new policies within the academic environment, making the space equitable and accessible for these mothers. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8438 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elivane de Sousa da Silva.pdf | TCC de Graduação | 340,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.