Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8439
Título: VIVÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) DE PEDAGOGIA: experiência docente com atividades de alfabetização e letramento no 4º e 5º ano
Título(s) alternativo(s): EXPERIENCE IN THE PEDAGOGICAL RESIDENCE (RP) OF PEDAGOGY: teaching experience with literacy and literacy activities in the 4th and 5th years
Autor(es): NASCIMENTO, Elizangela dos Santos
Palavras-chave: Residência Pedagógica;
Alfabetização e Letramento;
Experiência docente
Pedagogical Residency;
Literacy and Literacy;
Teaching Experience
Data do documento: 23-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: O presente trabalho emerge de um relato de experiência que teve como objetivo mostrar os resultados finais da experiência no subprojeto ligado ao Programa Residência Pedagógica, “Letrar: letras e números”, do curso de Pedagogia Licenciatura do Centro de Ciências Codó - CCCO da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, em relação às atividades desenvolvidas ao longo do projeto de 2020 a 2022. Assim, tendo como objetivo geral apresentar a experiência vivenciada no subprojeto Letrar: letras e números do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de pedagogia do Centro de Ciências de Codó-CCCO da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. E como objetivos específicos elucidar o conceito de alfabetização e sua relação com o letramento, tecer considerações acerca do Programa Residência Pedagógica e, descrever as principais atividades de alfabetização e letramento realizadas no projeto “Letrar: letras e números”. Assim, este estudo parte de uma abordagem qualitativa e se fundamenta em duas fontes principais. A primeira bibliográfica, se respaldando dos trabalhos de autores que falam sobre a alfabetização e letramento, com o objetivo de refletir sobre esses processos, seus conceitos e as diferenças entre eles. Seguido da leitura, análise, reflexão e interpretação dos textos. Para sua elaboração foram utilizados os seguintes autores: Val (2006), Albuquerque (2007), Soares (2004, 2009), Souza e Cosson (2011), Vianna et al (2016), entre outros. E a segunda, é pautada na abordagem narrativa autobiográfica, na qual utilizei como recursos para a construção da seção de descrição das atividades, elementos subjetivos da minha própria experiência, como a reflexão e a descrição dos eventos vivenciados e outrora formativos durante o primeiro, segundo e terceiro módulos do programa. Para tanto, ao final do estudo, considero que os momentos proporcionados pelo projeto favoreceram, assim, a autonomia docente na busca de estratégias para superar os desafios do ensino de alfabetização e letramento no contexto do ensino remoto e do ensino presencial, bem como a formação continuada dos residentes, a fim de garantir a qualidade no trabalho docente e, consequentemente, da educação básica.
Descrição: This work emerges from an experience report that aimed to show the final results of the experience in the subproject linked to the Pedagogical Residency Program, “Lettering: letters and numbers”, of the Pedagogy Degree course of the Codó Science Center - CCCO of the Federal University of Maranhão - UFMA, in relation to the activities developed throughout the project from 2020 to 2022. Thus, having as a general objective to present the experience lived in the subproject Lettering: letters and numbers of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the pedagogy course of the Codó Science Center-CCCO of the Federal University of Maranhão-UFMA. And as specific objectives to elucidate the concept of literacy and its relationship with literacy, to make considerations about the Pedagogical Residency Program and, training to describe the main literacy and literacy activities carried out in the project “Lettering: letters and numbers”. Thus, this study starts from a qualitative approach and is based on two main sources. The first bibliographical section is based on the works of authors who discuss literacy and literacy, with the aim of reflecting on these processes, their concepts and the differences between them. This was followed by reading, analysis, reflection and interpretation of the texts. The following authors were used to prepare the text: Val (2006), Albuquerque (2007), Soares (2004, 2009), Souza and Cosson (2011), Vianna et al (2016), among others. The second section is based on the autobiographical narrative approach, in which I used subjective elements of my own experience as resources for constructing the activity description section, such as reflection and description of the events experienced and once formative during the first, second and third modules of the program. Therefore, at the end of the study, I consider that the moments provided by the project thus favored teaching autonomy in the search for strategies to overcome the challenges of teaching literacy and literacy in the context of remote teaching and in-person teaching, as well as the continued training of residents, in order to guarantee quality in teaching work and, consequently, in basic education.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8439
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELIZANGELA DOS SANTOS NASCIMENTO.pdfTCC de Graduação624,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.