Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVA, Karine Evelly Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T18:51:12Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T18:51:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/8441 | - |
dc.description | This research aims to reflect on how literature, when mediated by playful activities, can enhance the integral development of children in early childhood. Based on theorists such as Fortuna (2000), Azevedo, Girotto and Souza (2024), Santos (2008), Caldín (2003), Abramovich (1993) and Vygotsky (1998), in addition to bringing educational guidelines, such as the Common National Base Curricular (BNCC, 2018) and the Law of Guidelines and Bases (LDB), the research was conducted in a public daycare center in Codó, MA. The main objective was to investigate how these practices enrich the literary experience and contribute to children's development. The specific objectives include presenting the legal guidelines that guarantee the right to Early Childhood Education in Brazil, investigating how the mediation of stories and books can be enriched by playful activities, and knowing the perception of educators about the importance of play in the routine of children aged 0 to 3 years. Educators highlighted playing as essential for cognitive, social and emotional development, and pointed to storytelling as a fundamental resource to bring children closer to literature. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visa refletir sobre como a literatura, quando mediada por atividades lúdicas, pode potencializar o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Fundamentada em teóricos como Fortuna (2000), Azevedo, Girotto e Souza (2024), Santos (2008), Caldín (2003), Abramovich (1993) e Vygotsky (1998), além de trazer as diretrizes educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a pesquisa foi conduzida em uma creche pública em Codó, MA. O objetivo principal foi investigar de que forma essas práticas enriquecem a experiência literária e contribuem para o desenvolvimento das crianças. Os objetivos específicos incluem apresentar as diretrizes legais que garantem o direito à Educação Infantil no Brasil, investigar como a mediação de histórias e livros pode ser enriquecida por atividades lúdicas, e conhecer a percepção dos educadores sobre a importância do lúdico na rotina de crianças de 0 a 3 anos. Os educadores destacaram o brincar como essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, e apontaram a contação de histórias como um recurso fundamental para aproximar as crianças da literatura. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas; | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil; | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Playful activities; | pt_BR |
dc.subject | Children's Literature; | pt_BR |
dc.subject | Daycare | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS LÚDICAS NA CRECHE: IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS | pt_BR |
dc.title.alternative | PLAYFUL PRACTICES IN DAYCARE: THE IMPORTANCE OF LITERATURE FOR THE DEVELOPMENT OF CHILDREN FROM ZERO TO THREE YEARS OLD | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KARINE EVELLY PEREIRA DA SILVA.pdf | TCC de Graduação | 725,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.