Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROCHA, Maria Jacielma Quinto-
dc.date.accessioned2024-11-12T18:56:20Z-
dc.date.available2024-11-12T18:56:20Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8442-
dc.descriptionThe presence of play in school institutions is important for the development of the child, considering that through it students can develop skills that are essential for their formation. In this sense, the present work had as its general objective: to analyze how the use of play contributes to the literacy process of children who have difficulties in the literacy process. And within this bias, the specific objectives are: to understand the concepts of literacy, literacy and learning difficulties in the school context; to reflect on the contributions of play in the reading and writing process; and, to verify the teacher's conception in relation to the use of play for teaching and learning. The investigation was organized in three moments, the theoretical foundation based on the theorists: Soares (2020); Kishimoto (2001); Libânio (2005); Osti (2012), among others; the field research that took place at the Codó Novo Municipal Community School - Maranhão, with participatory observations in the Institutional Scholarship Program (PIBID) and the participation of two teachers from the school. Ending with the analysis of the data that evidenced through the interviews and application of playful activities, it becomes necessary because it promotes a significant help in contributing to children with learning difficulties in the literacy process.pt_BR
dc.description.abstractA presença do lúdico nas instituições escolares é importante para o desenvolvimento da criança, tendo em vista que através dela os educandos podem desenvolver habilidades que são essenciais para a sua formação. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar como a utilização do lúdico contribui no processo de alfabetização de uma criança que apresenta dificuldades no processo de alfabetização. E dentro deste viés os objetivos específicos são: compreender os conceitos de alfabetização, letramento e dificuldade de aprendizagem no contexto escolar; refletir sobre as contribuições do lúdico no processo de leitura e escrita; e, verificar a concepção docente em relação a utilização do lúdico para o ensino e aprendizagem. A investigação foi organizada em três momentos, a fundamentação teórica baseada nos teóricos: Soares (2020); Kishimoto (2001); Libânio (2005); Osti (2012), dentre outros; a pesquisa de campo que ocorreu na Escola Municipal Comunitária Codó Novo- Maranhão, contando com as observações participativas a partir do Programa Institucional de Bolsas (PIBID) e a realização de entrevistas com duas docentes da escola; e por fim, a análise dos dados que evidenciou através das entrevistas e aplicação de atividades desenvolvidas, que o lúdico promoveu um auxílio significativo no desenvolvimento da criança que apresentava dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectalfabetização-letramento;pt_BR
dc.subjectlúdico;pt_BR
dc.subjectdificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteracy-literacy;pt_BR
dc.subjectLudic;pt_BR
dc.subjectLearning Disabilitypt_BR
dc.titleDIFICULDADES DE APREDIZAGEM: a utilização do lúdico como recurso pedagógico no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeLEARNING DIFFICULTIES: the use of play as a pedagogical resource in the literacy processpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JACIELMA QUINTO ROCHA.pdfTCC de Graduação978,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.