Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Ana Tercia Morais da-
dc.date.accessioned2024-11-12T19:15:35Z-
dc.date.available2024-11-12T19:15:35Z-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8443-
dc.descriptionThis paper addresses musicalization in an elementary school in Codó, Maranhão, as one of the most important pedagogical resources for the literacy process and skill development of children in the early years. Anchoring the innovation of pedagogical work based on musical education, it is clear that the school institution is also a learning space open to various cultural productions where the use of musical experiences is present in teaching practice. Given this, the following question first arises: What challenges does indigenous musical education face for its effective implementation in Basic Education? The study is based on qualitative research focusing on the approach of an experience report with children in the 2nd year of Elementary School I. The research has the general objective of understanding the challenges that indigenous musical education faces for its effective implementation in Basic Education. As specific objectives, we seek to understand music teaching in the early years of Elementary School; describe the challenges faced for the implementation of musical education in the early years; and reflect on the possibilities that indigenous music brings for meaningful learning in the early years. To this end, we took as reference the studies of: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2005), Vera Lúcia Pessagno Bréscia (2003), Nicole Jandot (1990) and Merriam (1998). With this, we developed a report of classroom experience, with participant research, used to monitor pedagogical practices in a school in the city of Codo/MA. It was developed in a class with seven-year-old children. The participants of this experience report are students in a class in the process of teaching literacy in the 2nd year of the initial years of Elementary School. The autobiographical research refers to the author's notes and reflections on the daily life with these children, the challenges and the possibilities of teaching through indigenous music. Initially, we carried out a qualitative bibliographical research, in which we found that musical and rhythmic activities contribute to cognitive and psychomotor, social, affective and emotional development, following with an autobiographical narrative. Among the results achieved in relation to the pedagogical-musical strategies adopted in the routine of music classes, we found: significant learning and engagement of the shyest students, active participation during the proposed work and more attention during the classes. We conclude that it helped the students in the learning process and construction of knowledge, developing their capabilities.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a musicalização em uma escola do Ensino fundamental, Codó/MA, como um dos recursos pedagógicos de grande importância para o processo de alfabetização e desenvolvimento de habilidades das crianças dos anos iniciais. Ancorando a inovação do trabalho pedagógico a partir da educação musical, percebe-se que a instituição escolar também é um espaço de aprendizagem aberto as diversas produções culturais onde o uso de experiências musicais estão presentes na prática docente. Diante disso, primeiramente, surge a seguinte indagação: Que desafios a educação musical indígena enfrenta para sua efetiva implementação na Educação Básica? O estudo está fundamentado na pesquisa qualitativa focando a abordagem de um relato de experiência com crianças do 2°ano do Ensino Fundamental I. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os desafios que a educação musical indígena enfrenta para sua efetiva implementação na Educação Básica. Como objetivos específicos, buscamos conhecer o ensino de música nos anos iniciais no Ensino Fundamental; descrever os desafios enfrentados para implementação da educação musical nos anos iniciais; e, refletir sobre as possibilidades que a música indígena traz para uma aprendizagem significativa para os anos iniciais. Para isso, tomamos como referência os estudos de: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (2005), Vera Lúcia Pessagno Bréscia (2003), Nicole Jandot (1990) e Merriam (1998). Com isso, desenvolvemos um relato de experiência em sala de aula, com pesquisa participante, empregada para acompanhar as práticas pedagógicas em uma escola do município de Codo/MA. Ela foi desenvolvida em uma turma com crianças de sete anos. Os participantes desse relato de experiência, são estudantes de uma turma em processo de alfabetização do 2° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa autobiográfica se refere às anotações e reflexões da autora sobre o cotidiano com essas crianças, os desafios e as possibilidades de ensino por meio da música indígena. Inicialmente, realizamos uma pesquisa qualitativa bibliográfica, em que constatamos que as atividades musicais e rítmicas contribuem para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor, social, afetivo e emocional, seguindo com uma narrativa autobiográfica. Dentre os resultados alcançados com relação às estratégias pedagógico-musicais adotadas na rotina de aulas com música, encontramos: significativa aprendizagem e engajamento dos estudantes mais tímidos, participação ativa durante os trabalhos propostos e mais atenção durante as aulas. Concluímos que a mesma auxiliou os estudantes no processo de aprendizagem e construção do conhecimento, desenvolvendo suas capacidades.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectMusicalização infantil;pt_BR
dc.subjectMúsica Indígena;pt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectPesquisa Autobiográfica;pt_BR
dc.subjectCodó/MApt_BR
dc.subjectChildren's musicalization;pt_BR
dc.subjectIndigenous music;pt_BR
dc.subjectLiteracy;pt_BR
dc.subjectAutobiographical research;pt_BR
dc.subjectCodó/MApt_BR
dc.titleMUSICALIZAÇÃO INDÍGENA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: colecionando vivências e eternizando memórias na Escola Maria Alice Machado em Codó-MApt_BR
dc.title.alternativeINDIGENOUS MUSICALIZATION AS A PEDAGOGICAL RESOURCE FOR LITERACY IN THE EARLY YEARS: collecting experiences and immortalizing memories at the Maria Alice Machado School in Codó-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA TERCIA MORAIS DA SILVA.pdfTCC de Graduação578,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.