Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8444
Título: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA INFÂNCIA: Representatividade e valorização cultural na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): AFRO-BRAZILIAN LITERATURE IN CHILDHOOD: Representation and cultural appreciation in Early Childhood Education
Autor(es): FORTES, Jeiciane Emanuele de Almada
Palavras-chave: Literatura afro-brasileira;
Literatura Infantil;
Educação Infantil;
Representatividade;
Infância
Afro-Brazilian literature;
Children's literature;
Early childhood education;
Representation;
Infancy
Data do documento: 20-Set-2024
Editor: UFMA
Resumo: A sala de aula é um espaço que abriga diferentes etnias e culturas que devem ser sempre ensinadas, respeitadas e valorizadas. Dessa forma, a presença da literatura afro-brasileira na infância, possui inúmeros benefícios na aprendizagem da criança, visto que, é nessa etapa que as percepções de mundo se iniciam e são levadas ao longo da vida. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou responder à seguinte questão: De que forma a literatura afro-brasileira pode promover a representatividade e valorização cultural na Educação Infantil? Nesse sentido, o objetivo geral é analisar como a literatura afro-brasileira pode promover a representatividade e a valorização cultural na Educação Infantil. Além disso, buscamos avaliar a presença da literatura afro-brasileira na sala de aula; compreender a percepção da professora sobre a importância das leituras de obras literárias afro-brasileiras e propor práticas pedagógicas de leitura de obras literárias afro-brasileiras na Educação Infantil. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a análise bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública na cidade de Codó-Maranhão. A fundamentação teórica baseia-se em: Costa et al (2019), Meira (2024), Fortes (2022) e Santos e Santos (2022). A pesquisa de campo ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lúcia Maria Bayma Araújo, sendo elaborado um roteiro de perguntas em formato de questionário como instrumento de coleta de dados aplicado com a professora regente da turma, além da utilização da observação realizada em sala de aula. Portanto, os resultados obtidos nas observações e no questionário, demonstraram que a professora reconhece a importância da literatura infantil afro-brasileira e também a lei 11.645/08 em sala de aula, no entanto, em sua prática docente mediante as observações, não teve a presença dessa temática por meio da literatura afro-brasileira. Conclui- se que, o ensino da literatura infantil afro-brasileira nas escolas é um dos caminhos para uma educação antirracista. Ademais, o objetivo principal dessas obras literárias é preparar as crianças para se tornarem cidadãos críticos, conscientes e respeitosos, tanto no ambiente escolar e não escolar.
Descrição: The classroom is a space that houses different ethnicities and cultures that must always be taught, respected, and valued. Thus, the presence of Afro-Brazilian literature in childhood has numerous benefits for children's learning, since it is at this stage that perceptions of the world begin and are carried throughout life. From this perspective, the research sought to answer the following question: How can Afro-Brazilian literature promote cultural representation and appreciation in Early Childhood Education? In this sense, the general objective is to analyze how Afro-Brazilian literature can promote cultural representation and appreciation in Early Childhood Education. In addition, we sought to evaluate the presence of Afro-Brazilian literature in the classroom; understand the teacher's perception of the importance of reading Afro-Brazilian literary works; and propose pedagogical practices for reading Afro-Brazilian literary works in Early Childhood Education. The research adopted a qualitative approach, using bibliographic analysis and field research conducted in a public school in the city of Codó- Maranhão. The theoretical basis is based on: Costa et al (2019), Meira (2024), Fortes (2022) and Santos and Santos (2022). The field research took place at the Lúcia Maria Bayma Araújo Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), with a questionnaire-style question script being developed as a data collection instrument applied with the class's head teacher, in addition to the use of classroom observation. Therefore, the results obtained in the observations and in the questionnaire demonstrated that the teacher recognizes the importance of Afro- Brazilian children's literature and also Law 11.645/08 in the classroom. However, in her teaching practice through observations, she did not have the presence of this theme through Afro-Brazilian literature. It is concluded that teaching Afro-Brazilian children's literature in schools is one of the paths to an anti-racist education. Furthermore, the main objective of these literary works is to prepare children to become critical, conscious and respectful citizens, both in the school and non-school environment.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/8444
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEICIANE EMANUELE DE ALMADA FORTES.pdfTCC de Graduação1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.