Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/8445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBACELAR, Márcia Regina Gonçalves Coelho-
dc.date.accessioned2024-11-12T19:31:56Z-
dc.date.available2024-11-12T19:31:56Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/8445-
dc.descriptionLiteracy is an essential and important process in the life of every student, since the ability to read and write favors communication. In this sense, the research works with the concept of literacy linked to literacy that allows students to make social use of reading and writing. Conducting this process is the task of literacy teachers, who need to make this learning moment a unique and meaningful moment. Thus, the following question arose: are playful practices present during the literacy process of teachers in a private school in the city of Codó, Maranhão? Based on this question, we established as a general objective to investigate the contribution of playful activities to the development of language skills of students in classes from the 1st to the 2nd grade of Elementary School I in a private school in Codó, Maranhão. As specific objectives, we established: to conceptualize the importance of playfulness in pedagogical practices, to verify how playfulness can influence the teaching-learning relationship during the literacy process, and to identify the use of playful practices as teaching strategies by teachers at the school under investigation. In order to achieve the proposed objectives, the research took place through several moments. First, a bibliographical investigation was carried out; then a field research that allowed direct contact with the teachers at the institution under investigation. It is worth mentioning that four teachers were invited to participate in the research, however, only three are part of the research, considering that among them my pedagogical practices as a literacy teacher at this school will be included; finally, the third moment is the analysis of the collected data that brought reflections from the teaching perspective, through narratives of a lived experience, thus concluding the favoring of playful practices in promoting literacy.pt_BR
dc.description.abstractA alfabetização é um processo indispensável e importante na vida de todo estudante, visto que a capacidade de ler e escrever favorece a comunicação. Neste sentido, a pesquisa trabalha com o conceito de alfabetização atrelado ao letramento que permiti ao estudante fazer o uso social da leitura e da escrita. Conduzir esse processo é tarefa dos professores alfabetizadores, que precisam tornar esse momento de aprendizagem, um momento único e significativo. Assim, surgiu o seguinte questionamento: as práticas lúdicas estão presentes durante o processo de alfabetização dos professores em uma escola da rede privada na cidade de Codó no Maranhão? A partir deste questionamento, estabelecemos como objetivo geral investigar a contribuição do lúdico para o desenvolvimento das habilidades linguísticas de alunos em turmas do 1º ao 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede privada de Codó-Maranhão. Como objetivos específicos, estabelecemos: conceituar a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, verificar como o lúdico pode influenciar na relação ensino-aprendizagem durante o processo de alfabetização e, identificar a utilização de práticas lúdicas como estratégias de ensino pelas professoras da escola investigada. Tendo em vista atingir os objetivos propostos, a pesquisa ocorreu por meio de alguns momentos, primeiramente foi realizada uma investigação bibliográfica; em seguida uma pesquisa de campo que permitiu o contato direto com as professoras da instituição investigada, vale ressaltar que quatro professoras foram convidadas a participar da pesquisa, entretanto só três fazem parte da pesquisa, considerando que dentre elas estarão incluídas as minhas práticas pedagógicas como professora alfabetizadora desta escola; por fim, o terceiro momento, são descritos os resultados e a analise dos dados obtidos com a participação das professoras que trouxeram reflexões significativas , e da experiência narrada a partir das observações e práticas em sala de aula, concluindo assim o favorecimento das práticas lúdicas na promoção da alfabetização.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectLudicidade;pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLiteracy;pt_BR
dc.subjectPlayfulness;pt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.titleReflexões docentes sobre a prática pedagógica no processo de alfabetização na perspectiva lúdicapt_BR
dc.title.alternativeTeaching reflections on pedagogical practice in the literacy process from a playful perspectivept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÁRCIA REGINA GONÇALVES COELHO BACELAR.pdfTCC de Graduação1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.