Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8447
Título: | A Formação de leitores no Curso de Pedagogia da UFMA de Codó/MA a partir de reflexões narrativas das/os discentes |
Título(s) alternativo(s): | The formation of readers in the Pedagogy Course at UFMA in Codó/MA based on narrative reflections of students |
Autor(es): | SILVA, Jordson Brito da |
Palavras-chave: | Formação de leitores; Ensino superior; Curso de Pedagogia Reader training; Higher education; Reader teachers |
Data do documento: | 9-Out-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esse trabalho de pesquisa de cunho qualitativo tem como proposta as reflexões narrativas que têm como foco analisar as respostas das/os discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão do Centro de Ciências de Codó, e com isso, refletir e investigar a formação de professores/as leitor/a no Curso de Pedagogia da UFMA de Codó, coletando dados sobre como as práticas de leituras são desempenhadas no contexto universitário e com isso, analisar quais fatores são determinantes para a formação da/o professor/a leitor/a no curso de Pedagogia. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário através do Google Forms, pois se trata de uma ferramenta para coleta e análises de dados, com duas perguntas fechadas e oitos abertas. As/Os discentes foram selecionadas/as e convidados a participar da pesquisa via Whatzapp no qual foi explicado a forma e o objetivo da pesquisa. Para fundamentar esse trabalho de pesquisa serão mencionados autores que falam sobre o tema como Zanella (2009), Marconi (2010), Freire (1982), Severino (2018) e Carvalho (2002). Diante disso, constata-se que as práticas de leitura entre os/as discentes antes de adentrar ao Centro de Ciências de Codó eram relativamente inferiores a práticas de leituras efetivas, onde acredita-se que é um fator que permeia suas dificuldades de interpretação dos textos, e que o tempo disponível para cada discente afeta também suas práticas leitoras. Mas também que a Universidade Federal do Maranhão vem contribuindo para a efetivação dessas práticas. |
Descrição: | This qualitative research work proposes narrative reflections that focus on analyzing the responses of students on the pedagogy course at the Federal University of Maranhão at the Codó Science Center, and with this, reflecting and investigating the formation of reading teachers in the Pedagogy Course at UFMA de Codó, collecting data on how reading practices are performed in the university context and, with this, analyzing which factors are determining for the formation of the reading teacher in the Pedagogy course. The research instrument used was a questionnaire using Google Forms, as it is a tool for data collection and analysis, with two closed questions and open eights. The students were selected and invited to participate in the research via Whatzapp, in which the form and objective of the research were explained. To support this research work, authors who talk about the topic will be mentioned, such as Zanella (2009), Marconi (2010), Freire (1982), Severino (2018) and Carvalho (2002). In view of this, it appears that reading practices among students before entering the Codó Science Center were relatively inferior to effective reading practices, which is believed to be a factor that permeates their difficulties in interpreting texts. , and that the time available to each student also affects their reading practices. But also that the Federal University of Maranhão has been contributing to the implementation of these practices. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8447 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jordson Brito da Silva.pdf | TCC de Graduação | 621,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.