Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/8448
Título: | “COMO ENGANAR A FOME COM CAROÇO DE COCO BABAÇU?” EDUCAÇÃO E ANCESTRALIDADE PARA EMPODERAR UMA MULHER QUEBRADEIRA DE COCO BABAÇU EM CODÓ/MA |
Título(s) alternativo(s): | “HOW TO DECEIVE HUNGER WITH BABAÇU COCONUT KERNEL?” EDUCATION AND ANCESTRY TO EMPOWER A WOMAN BABAÇU COCONUT BREAKER IN CODÓ/MA |
Autor(es): | BRANDÃO, Carmém Célia |
Palavras-chave: | Quebradeira de coco babaçu; Ancestralidade; Histórias de vida; Codó/MA Babassu coconut breaker; Ancestry; Life stories; Codó/MA |
Data do documento: | 18-Set-2024 |
Editor: | UFMA |
Resumo: | Esse texto aborda uma narrativa de formação e de vida, em uma narração histórica de uma ancestralidade, traz uma problematização sobre o caroço do coco babaçu para famílias carentes, que o utilizam como fonte de renda, para o enfrentamento da fome, resgatando uma cultura rica, em saberes compartilhados entre gerações. Partimos do seguinte questionamento: Que memórias autobiográficas de uma Quebradeira de coco, inscritas em sua ancestralidade podem ser acessadas para empondera-la por meio da educação? Assim, temos como objetivo geral: Compreender memórias autobiográficas de uma Quebradeira de coco, inscritas em sua ancestralidade, para empondera-la por meio da educação. E como objetivos específicos: conhecer as memórias autobiográficas de uma Quebradeira de coco sobre o seu processo educacional; registrar as memórias e os saberes contidos na ancestralidade de Quebradeiras de coco com vista ao seu empoderamento por meio da educação. A pesquisa foi também baseada em estudos sobre etnobotânica, segurança alimentar e a teoria da resiliência comunitária, destacando autores como Oliveira (2022), Sousa (2015) Morais e Bragança (2021), que evidenciam as relações entre práticas tradicionais e educação no campo. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, com conversas informais com as Quebradeiras de coco babaçu e utiliza o método da pesquisa (auto)biográfica, em que são narradas as memórias da autora sobre os desafios enfrentados em seu processo de escolarização e de suas vivências com sua avó materna. Entre os resultados, destacamos as memórias e saberes sobre a utilização e as formas de consumo do coco babaçu. Concluímos que o coco babaçu, é uma fonte de renda para as mulheres e suas famílias, no interior do Maranhão. As histórias narradas são mais comuns do que se imagina. Então é necessário que esses saberes sobre o coco babaçu tenham mais visibilidade perante a sociedade. |
Descrição: | This text addresses a narrative of formation and life, in a historical narration of an ancestor, and problematizes the babassu coconut kernel for needy families, who use it as a source of income to combat hunger, rescuing a rich culture, in knowledge shared between generations. We start from the following question: What autobiographical memories of a coconut breaker, inscribed in her ancestry, can be accessed to empower her through education? Thus, our general objective is: To understand the autobiographical memories of a coconut breaker, inscribed in her ancestry, to empower her through education. And as specific objectives: to learn about the autobiographical memories of a coconut breaker about her educational process; to record the memories and knowledge contained in the ancestry of coconut breakers with a view to their empowerment through education. The research was also based on studies on ethnobotany, food security and the theory of community resilience, highlighting authors such as Oliveira (2022), Sousa (2015) Morais and Bragança (2021), who highlight the relationships between traditional practices and education in the countryside. This research is qualitative in nature, with informal conversations with the babassu coconut breakers and uses the (auto)biographical research method, in which the author's memories of the challenges faced in her schooling process and her experiences with her maternal grandmother are narrated. Among the results, we highlight the memories and knowledge about the use and forms of consumption of babassu coconut. We conclude that babassu coconut is a source of income for women and their families in the interior of Maranhão. The stories narrated are more common than one might imagine. Therefore, it is necessary for this knowledge about babassu coconut to have greater visibility before society. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/8448 |
Aparece nas coleções: | TCCs do Curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Codó |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARMÉM CÉLIA BRANDÃO.pdf | TCC de Graduação | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.